motores

Motores do jatinho elétrico que a Azul Linhas Aéreas vai usar

Compartilhar

Entenda como são os 36 motores do jatinho elétrico que a Azul Linhas Aéreas vai usar.

Veja também: Nova geração elétrica de caminhões da Scania

Desde o início de agosto do ano passado, quando a Azul Linhas Aéreas anunciou uma parceria para trazer ao Brasil até 220 unidades da aeronave elétrica da alemã Lilium, o AEROIN tem trazido diversas atualizações sobre a evolução do desenvolvimento e dos testes do projeto eVTOL (elétrico de decolagem e pouso na vertical).

E sem nenhuma dúvida, ao longo deste quase um ano desde o anúncio, o aspecto que mais chamou atenção foram os 36 motores elétricos a jato do equipamento, portanto, um vídeo abaixo nesta matéria apresentará em detalhes essa interessante tecnologia.

Para muitas pessoas, é até estranha essa denominação de “elétrico a jato”, já que o comum é pensar que “a jato” significa motor a combustão, que queima combustíveis para gerar a potência do avião.

Na verdade, porém, o termo “a jato” diz respeito ao fluxo de ar emitido com alta velocidade e energia para gerar a reação de impulso à frente, independente se ele foi gerado por uma expansão de combustão ou por qualquer outra fonte.

Neste caso do Lilium Jet, como é chamado o eVTOL da Lilium, a propulsão é dada por um conjunto de 36 associações de motores elétricos + dutos devidamente projetados para a criação de um jato de ar, por isso a denominação de jatinho elétrico para a aeronave.

Os motores são montados em quatro superfícies móveis, sendo uma em cada semi-asa principal e uma em cada semi-asa auxiliar na parte frontal da fuselagem (a chamada configuração canard). Essas superfícies podem colocar os motores totalmente na vertical, para o voo pairado na decolagem e pouso, ou totalmente na horizontal durante o deslocamento em alta velocidade até o destino.

O vídeo abaixo, apesar de em inglês, apresenta animações gráficas bastante interessantes que permitem conhecer melhor os detalhes da tecnologia mesmo a quem não compreende a língua estrangeira.

Adicionalmente, a depender do dispositivo sendo utilizado para assistir, pode ser possível utilizar as configurações no canto do player para adicionar legendas e também para acionar a tradução automática para a legenda em português.

Depois, abaixo do vídeo, o AEROIN disponibiliza uma lista de algumas das matérias previamente publicadas a respeito do projeto da Lilium e da escolha feita pela Azul Linhas Aéreas.

Fonte: Aeroin. Por: Murilo Basseto. Imagem principal: Concepção gráfica do Lilium Jet junto a um avião da Azul.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: