cérebro

Semelhança entre cérebro humano e cérebro de polvo

Compartilhar

Cérebro humano e cérebro de polvo compartilham semelhança surpreendente.

Fonte: Olhar Digital. Por: Lucas Soares. Imagem principal: Depositphotos.

Veja também: Descoberta pode significar sentença de morte dos mosquitos

Apesar de ser um animal invertebrado, o polvo possui um sistema neurológico extremamente complexo, com habilidades cognitivas impressionantes, tendo diversas semelhanças, inclusive, com vertebrados. No entanto, as características em comum podem ser ainda maiores e um estudo indica que o cérebro humano e o de polvo compartilham um gene em comum.

Os chamados “genes saltadores” são transposons capazes de fazer cópias de si mesmos e se introduzir em outras partes do genoma. Transposons nem sempre são positivos, muitas vezes “invadem” partes do genoma onde não são chamados, podendo até mesmo criar mutações que levam a um câncer. No entanto, eles também correspondem por uma parte importante do nosso DNA, cerca de 45% dele, e permanecem silenciosos quase sempre.

Cérebro do polvo

A pesquisa publicada na  BMC Biology e coordenada pela  Escola Internacional de Estudos Avançados (SISSA) mostra que esses genes estão presentes tanto no cérebro humano quanto no cérebro de duas espécies de polvos: o Octopus vulgaris, considerado o polvo comum, e o Octopus bimaculoides, conhecido como polvo californiano.

O estudo ainda mostra que muitos elementos em comum são de “genes saltadores” da família LINE (Longos elementos nucleares intercalados em tradução). Inicialmente, acreditava-se que essa família presente no genoma humano era apenas resquícios de gerações passadas e não tinham grande importância.

No entanto, nos últimos anos surgiram evidências de que os LINE podem estar ligados com habilidade cognitivas importantes, como a memória e o aprendizado. “A descoberta de um elemento da família LINE, ativo no cérebro das duas espécies de polvos, é muito significativa porque reforça a ideia de que esses elementos têm uma função específica que vai além de copiar e colar”, explica Remo Sanges, diretor do laboratório de Genômica Computacional do SISSA.

“Eu literalmente pulei na cadeira quando, ao microscópio, vi um sinal muito forte de atividade desse elemento no lóbulo vertical, a estrutura do cérebro que no polvo é a central do aprendizado e das habilidades cognitivas, assim como o hipocampo em humanos”, diz Giovanna Ponte da Stazione Zoologica Anton Dohrn, de Nápoles, que participou do projeto.

“O cérebro do polvo é funcionalmente análogo em muitas de suas características ao dos mamíferos”, completa Graziano Fiorito, diretor do Departamento de Biologia e Evolução de Organismos Marinhos da Stazione Zoologica Anton Dohrn. “Por esta razão, também, o elemento LINE identificado representa um candidato muito interessante para estudar para melhorar nosso conhecimento sobre a evolução da inteligência”, finaliza.

Fonte: Olhar Digital. Por: Lucas Soares. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

2 thoughts on “Semelhança entre cérebro humano e cérebro de polvo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: