Ícone do site Agron

Aplicativo que permite rastrear o caminho de uma gota de chuva

gota de chuva

River Runner: O aplicativo viral que permite rastrear o caminho de uma gota de chuva em qualquer lugar do mundo.

Fonte: ciwem.org Imagem principal: Depositphotos. Palavras: Miriam Habtesellasie

Veja também: A terra ficou 10% mais verde nos últimos 30 anos

Recursos hídricos:

Uma gota de chuva do meu rio local, The Wandle, faz uma incrível jornada de 92 km pelo rio Tâmisa até o Mar do Norte. Em outro continente, uma gota de chuva caindo em uma seção do Nilo que atravessa o Sudão viaja 42 km através de dois rios não identificados para pousar em um recurso de água interior sem nome.

Esta é a River Runner, uma ferramenta viral criada por uma equipe de pesquisadores e desenvolvedores dos EUA, que em seu auge tinha impressionantes 500 usuários por minuto, todos sem dúvida interessados ​​em entender a natureza interconectada dos corpos d’água ao redor do globo.

Criado usando conjuntos de dados existentes, como o modelo digital de elevação MERIT (DEM), dados de tipografia região por região que ajudam a desenvolver mapas de hidrografia e um conjunto de dados de código aberto chamado Natural Earth , que combina nomes de rios com cartografia, o River Runner Global uma série de aplicações potenciais David Blodgett, especialista em hidroinformática da Divisão de Geo-Inteligência da Divisão de Modelagem e Previsão do Serviço Geológico dos Estados Unidos e um dos membros da equipe acima, disse ao CIWEM.

“Ainda há muito poucos exemplos em todo o mundo de hidrogrofia transfronteiriça”, revelou Blodgett. “A inspiração para o River Runner, inicialmente um aplicativo apenas para os EUA, veio após o trabalho em um projeto baseado no Alasca também usando a hidrogrofia MERIT. Como precisávamos incorporar dados para o Canadá, onde o Alasca se estende, várias pessoas começaram a pensar até onde poderíamos ir além de suas fronteiras, perguntando: ‘por que não posso fazer isso pelo Brasil?’, ‘por que não posso fazer isso pela China?’ e assim por diante. E é nesse ponto que nasceu a ideia da River Runner Global, lançada no início de 2022.”

Experimente a ferramenta apenas uma vez e você rapidamente se verá viciado em varrer paisagens que fazem fronteira com todos os lugares, desde a Baía de Bengala, na Índia, até o Mar Cáspio. Explicando por que a River Runner Global é tão atraente, Blodgett continua.

“Sou ciclista, gosto de experimentar o mundo na escala da paisagem e acho o mundo nessa escala interessante. Ter uma experiência visual de onde a gota de chuva vai, é bastante significativo e definitivamente chamou a atenção das pessoas.”

Blodgett também é presidente de um grupo de trabalho padrão para recursos hidrológicos/fluviais e co-presidente de um grupo de trabalho para ciências hídricas em geral no Open Geospatial Consortium – uma comunidade mundial comprometida em melhorar o acesso a informações geoespaciais ou de localização.

Por meio desses grupos, ele entendeu que existem “grandes lacunas em nossos sistemas de informação globalmente, em termos de software”, o que dificulta o rastreamento do que sabemos sobre lagos, rios e outros corpos d’água.

Uma das potenciais aplicações da ferramenta, sugere Blodgett, embora os criadores não tivessem isso em mente ao desenvolver o aplicativo inicialmente, poderia ser usar o River Runner Global como base para um esquema de identificação de rios que permitiria uma e interação persistente dessas hidrovias”.

Blodgett também revela que um dos objetivos de longo prazo do aplicativo é construir um conjunto de dados para recursos hídricos que possam, um dia, criar um léxico universal usado por profissionais de água e meio ambiente em todo o mundo.

Ele é um dos coautores de um artigo que discute por que uma linguagem comum e precisa para recursos hídricos é tão importante. O relatório diz:

‘Quase 400 anos depois, as propriedades familiares e intuitivas dessa mecânica da paisagem resultaram em uma imprecisão geral sobre como as características hidrológicas são descritas, referenciadas e compreendidas.’

Embora o aplicativo seja atualmente estático, existem algumas maneiras pelas quais o público pode se envolver em moldá-lo. Uma dessas maneiras é sugerir um nome para trechos de água ainda sem nome ou corrigir um rio com nome errado.

“Em 24 de janeiro , recebemos mais de 3.500 sugestões de nomes, que classificaremos, retornaremos ao banco de dados e potencialmente incluiremos.”

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Sair da versão mobile