maçã gala

Desenvolvimento de maçã gala 100% vermelha

Compartilhar

Pesquisadores brasileiros desenvolvem maçã gala 100% vermelha.

Veja também: Acesso a estudos e pesquisas sobre o seguro rural

Nova variedade tem obtido ótima aceitação de mercado com vendas rápidas e preço 10% superior em relação a concorrentes da variedade maçã gala.

Uma maçã com casca 100% vermelha, essa é a Purple Gala, novo clone de macieira que está sendo avaliado em mercados especiais pela Embrapa em colaboração com a Jardim dos Clones, empresa parceira no desenvolvimento da cultivar. “Essa é uma importante fase prévia ao lançamento do novo clone, que permite avaliar a aceitação pelos consumidores”, pontua Paulo Ricardo Oliveira (foto abaixo), pesquisador da área de melhoramento genético da Embrapa Uva e Vinho (RS).

A BRS Gala JVZ64, cujo fruto será apresentado comercialmente como Purple Gala, é a primeira cultivar brasileira do grupo Gala do tipo “full color”. “Ela é uma mutação natural que tem todas as características positivas e a alta aceitação das maçãs gala, acrescida de uma cor de casca excepcional. Trata-se de um vermelho intenso, com recobrimento compacto da epiderme dos frutos, com a distribuição uniforme da coloração superficial e sem estrias, característica que é uma tendência mundial em termos de diferencial organoléptico [efeito sobre os órgãos dos sentidos] e de preferência pelos consumidores”, destaca o melhorista.

“A Purple é o sonho dos consumidores brasileiros que ‘compram com os olhos’ e sempre buscam uma fruta toda vermelha”, comenta Valdir Andrade, gerente comercial da Castelo, empresa responsável pela comercialização durante a atual fase de validação. Esses lotes são resultado de 145 toneladas produzidas na safra 2021/2022 oriundas de pomares de validação agronômica localizados em Vacaria (RS), um dos principais polos produtores da fruta no Brasil.

Andrade destaca que a Purple Gala está obtendo sucesso nos mercados avaliados. Desde o primeiro contato dos compradores interessados, por meio de imagens encaminhadas, até o recebimento e comercialização da fruta nos pontos de venda escolhidos, os distribuidores, comerciantes e consumidores têm elogiado a excelente qualidade da fruta.

“Devido ao volume disponível para a ação, foram selecionados clientes “premium” em diferentes pontos de venda das Centrais de Abastecimento (Ceasa) no Nordeste, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. “Se tivéssemos uma quantidade maior da Purple Gala, teríamos ampliado o mercado. Registramos um valor por caixa superior em 10% quando comparado aos clones tradicionais, devido à apresentação da nova maçã”, avalia Andrade.

Atuante na área desde o fim da década de 1980, Andrade vê grande potencial na nova maçã, especialmente por ser a primeira cultivar gala totalmente vermelha, ou full color, que está dando certo em solo brasileiro. Para ele, frutos como a Purple Gala serão o futuro da pomicultura. “É uma maçã que chama a atenção. Todos querem comprar. Ela vende rápido e por um preço 10% superior em relação às cultivares disponíveis no mercado brasileiro hoje. Com certeza será uma ótima opção para abastecer o mercado interno e alavancar as exportações”, pondera.

Outro aspecto muito importante é que, na safra 2021/2022, a falta de chuvas e o excesso de calor estão influenciando diretamente na “deficiência de cor” das maçãs, fato que não aconteceu com a Purple Gala. “Ao longo das quatro safras que estou produzindo e acompanhando a cultivar, ela segue se mostrando estável”, afirma Fernando Soldatelli (foto ao lado, com a família), produtor responsável pela condução da área de avaliação agronômica e validação do novo clone, que forneceu a fruta para a avaliação no mercado.

A Purple Gala também chama a atenção pela qualidade e homogeneidade no tamanho da fruta, o que lhe rendeu a classificação de CAT 1, a categoria mais valorizada. É o que relata Diego Zamban, da empresa Agroban, responsável pela classificação e embalagem das frutas em validação. “Cerca de 90% da Purple Gala foi classificada como CAT 1, enquanto que o mais comum das galas brasileiras é de 55%. É uma fruta que tanto pelo tamanho como coloração irá garantir o escoamento da produção e lucro para o produtor”, prevê.

Completada a fase de validação comercial e assim que a Jardim dos Clones e a Embrapa estabelecerem o modelo de negócios a ser adotado para a comercialização das mudas, será feito o lançamento oficial da nova cultivar. A previsão é que na safra 2023/2024 a Purple Gala esteja disponível nos principais mercados consumidores brasileiros.

FONTE: DATAGRO. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

One thought on “Desenvolvimento de maçã gala 100% vermelha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: