agro apps

Tecnologia e Aplicativos Para a Pecuária (agro apps)

Compartilhar

Usar a tecnologia para pecuária com aplicativos pecuários, que também têm a possibilidade de serem popularmente chamadas de agro apps, são ferramentas cada vez mais úteis nas áreas rurais. Com estas ferramentas para bons smartphones e tablets, os agricultores e criadores de gado têm a possibilidade de realizar várias tarefas no campo a fim de facilitar e acelerar os processos de gestão agrícola.

Falar de tecnologia na pecuária não é exatamente uma novidade no momento. A cada dia, novas soluções estão chegando ao mercado que trazem mais habilidade, eficácia e competitividade aos agricultores. Entre elas estão as aplicações, que podem ser acessadas a qualquer momento e lugar.

Depositphotos/Allexxandar(Aleksandar Vukicevic).

Agritempo

Desenvolvida pela Embrapa, o Aplicativo Agritempo fornece informações sobre as condições agro-meteorológicas em todos os estados, detalhando de forma clara e rigorosa as previsões climáticas, dados sobre sugestões de zoneamento, mapas de índice de seca e o histórico pluviométrico do território. Para maior precisão, a aplicação utiliza recursos de localização GPS.

AgroMercado

Além de acompanhar o clima, os produtores rurais precisam ficar de olho nos custos agrícolas. E com o AgroMercado, é possível acompanhar a maioria deles com atualizações diárias sobre centenas de itens.

Desta forma, o produtor pode acessar rapidamente a maioria das cotações agrícolas no Brasil, além de dados sobre o gado (bovinos, suínos e aves). É muito mais conveniente do que ter que navegar na Internet em busca dessas informações.

Ela está disponível no Google Play e, de acordo com os desenvolvedores, uma versão iOS deverá estar disponível em breve.

Suplementa Certo

Produzida pela Embrapa, esta aplicação vai aos produtores de carne bovina (de todos os tamanhos) para solicitar sua suplementação, que é o ajuste nutricional entre a alimentação e o pasto, a fim de aumentar a produção.

A Suplementa Certo compara o desempenho do mesmo tipo de produto sob marcas diferentes. E, ao integrar os dados, também é possível combinar diferentes suplementos. Um dos benefícios desta aplicação é que ela não requer acesso à Internet para trabalhar.

Depositphotos/baronb(Sasa Blagojevic)

Alluagro

Esta é uma aplicação que funciona como um mercado de locação de máquinas e implementos agrícolas. Sua principal funcionalidade é colocar os prestadores de serviços em contato com os produtores interessados em alugar tais equipamentos.

Funciona como um Uber agroalimentar, utilizando a geolocalização para minimizar os custos logísticos e a inação de máquinas agrícolas.

Disponível para Android e iOS.

Manejo

Esta é uma plataforma de manejo onde o criador de gado de corte pode reunir todas as informações sobre seu rebanho e sua fazenda, conseguindo assim acompanhar o ganho de peso dos animais, detectar o ponto ideal de abate, administrar a carga das pastagens.

A plataforma também apresenta a aplicação de campo, que funciona offline e substitui o antigo caderno de campo na coleta de dados, tornando as pesquisas e escolhas mais confiáveis e precisas. Com informações individualizadas sobre cada animal, tais como histórico de pesagem, medicamentos, vacinas, índices reprodutivos e que tipo de operação foi feita, quando e onde. Todas as informações estão agora na palma de sua mão.

4milk

A intenção de 4milk é auxiliar no manejo do rebanho de maneira fácil e inteligente, contando a proporção de animais de cada sexo, registrando e acompanhando a proporção de fêmeas em gestação, sabendo quais animais permanecem acessíveis para cruzamento, acompanhando o aumento de novilhas e a produção de leite, entre outras aplicações.

Outro destaque da aplicação é que as informações podem ser compartilhadas com outras pessoas, com entradas específicas para cada área, o que torna possível atualizar constantemente os dados. 4milk dá a seus usuários uma plataforma para o livre comércio de animais.

Depositphotos/Byjenjen(Jennifer Birbeck).

Conclusão

A agricultura mundial é um ramo lucrativo que está em constante evolução, na medida em que as fazendas e plantações conhecidas atualmente não se assemelham às de 50 anos atrás.

Assim, através das tecnologias, ferramentas e aplicações da agricultura digital, você poderá coletar dados, produzir informações e obter limites de maneira muito mais fácil, permitindo respostas superiores e aumentando a eficiência da produção com muito mais precisão.

Agron Home

Veja também: Os benefícios da tecnologia na produção agropecuária


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: