gripe aviária

Cuidados com gripe aviária devem ser redobrados

Compartilhar

Com casos ativos de gripe aviária nos EUA, especialista recomenda reforço nos cuidados com bioseguridade.

Veja também: Realidade virtual e metaverso já chegou para as vacas

Com casos de gripe aviária se espalhando pelo hemisfério Norte, especialmente nos Estados Unidos, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou nesta quinta-feira (24) uma mobilização setorial, em uma campanha com o objetivo de reforçar os cuidados sanitários nas propriedades avícolas de todo o país. De acordo com Luizinho Caron, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, apesar do fluxo de aves migratórias para o Brasil ser pequeno, este é o momento para reforçar os cuidados com a bioseguridade.

Conforme explica Caron, os surtos da doença se iniciam, geralmente, no leste da Ásia em locais de alta concentração de aves silvestres e de criações domésticas, mais suscetíveis à exposição às diferentes cepas do vírus.

Com as migrações, a dornça vai se espalhando pela Europa, e acaba chegando à América do Norte, no Canadá e Estados Unidos. Em relação aos Estados Unidos, nó neste primeiro trimestre já foram registrados casos tanto em aves silvestres como em granjas comerciais de frangos de corte e de galinhas poedeiras.

Informações da agência internacional de notícias Reutes dão conta de que até a metade deste mês cerca de 6,7 milhões de galinhas e perus criados comercialmente morreram ou foram abatidos nos Estados Unidos devido à patologia, sendo então o maior surto da doença em aves no país desde 2015, quando quase 50 milhões de aanimais morreram.

O pesquisador pontua que além de o Brasil não ser uma importante rota de aves migratórias, há medidas previstas em Instruções Normativas do Governo que ajudam a proteger as granjas comerciais da doenças. Como exemplo, Caron cita que granajs só podem ser construínas a, no mínimo, 10 quilômetros de distância de corpos d’água (locais de concentração de aves silvestres), além da necessidade de instalação de cercas nas prorpiedades, telas anti-pássaros nos galpões e regras para desinfecção de roupas e calçados de funcionários das granjas.

“Não conseguimos quantificar o quanto estes novos surtos dos Estados Unidos podem ameaçar a avicultura brasileira, mas é fato que o momento agora é de reforçar as medidas de biossegurança. Uma granja afetada pode comprometer o país todo, tanto na questão epidemiológica quanto na comercial, uma vez que o Brasil está na liderança das exportações de carne de frango no mundo”, pontua.

Por: Letícia Guimarães. Fonte: Notícias Agrícolas. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

One thought on “Cuidados com gripe aviária devem ser redobrados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: