Etapa do Circuito Nelore de Qualidade na Bolívia avalia mais de 330 animais

Compartilhar

Realizada no último dia 21 de fevereiro em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, a primeira etapa internacional do Circuito Nelore de Qualidade 2022 teve participação de oito pecuaristas, que apresentaram 335 animais para as avaliações de carcaça. Ao todo, 313 machos e 22 fêmeas participaram do abate técnico. A iniciativa foi promovida pela Associação Boliviana de Criadores de Zebu (ASOCEBU), pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e pelo frigorífico Fridosa.

“Foi ótimo realizar a 1ª etapa do Circuito com nossos amigos ‘ganaderos’ da Bolívia. Avaliamos animais de extrema qualidade. A maior parte dos machos foi terminada em confinamento. E as fêmeas foram todas terminadas em pastagens com suplementação”, destaca André Locateli, gerente executivo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), que juntamente com o assessor técnico da entidade, Gustavo Callejon, foram os responsáveis pela avaliação.

A etapa em Santa Cruz de La Sierra teve 91,2% dos machos com até dois dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade). Destes, 74,4% possuíam dentição de leite completa (menos de 2 anos de idade). Além disso, 65,5% dos animais pesaram mais de 16 arrobas, com média de 255,3 kg de carcaça (17@), e 31% dos machos detinham cobertura de gordura mediana.

O Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Confinamento foi apresentado por Mário Ignácio Anglaril Serrate, da propriedade Cabanha Trebol, de Cabezas. Já as Medalhas de Prata e Bronze foram para o Grupo Mônica e Alejandro Ribera Guardia, respectivamente. O Grupo Mônica é proprietário da Cabanha Los Ciervos e Alejandro Ribera Guardia comanda a Cabanha Parabanó. Ambas são sediadas em Pailón.

Já o Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Pastagens com Suplementação ficou com Gilberto Chaves Justiniano, de Cabanha Marisol, de San Julian.

As fêmeas avaliadas na etapa de Santa Cruz de La Sierra apresentaram quatro dentes incisivos permanentes (menos de 3 anos de idade) em 81,8% dos casos. Metade delas possuía até dois dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade). O peso médio delas ficou em 260 kg de carcaça, com todas as fêmeas pesando mais de 14 arrobas (210 kg). Destaque para o acabamento: 95,5% apresentaram cobertura de gordura mediana ou uniforme.

O Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas Terminadas em Pastagens com Suplementação também foi apresentado por Gilberto Chaves Justiniano, de Cabanha Marisol, de San Julian.

A apresentação dos resultados, entrega das medalhas a todos os participantes, e dos troféus aos vencedores desta histórica primeira etapa, ocorreu em evento realizado no dia 22 de fevereiro na sede da Asocebu, no parque de exposições da cidade. Na ocasião, o especialista em carnes Cris Botelho, preparou uma seleção de cortes bovinos do frigorífico Fridosa para a degustação dos presentes.

Etapa internacional de sucesso

Para o presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Nabih Amin El Aouar, a realização da etapa internacional do Circuito Nelore de Qualidade foi essencial para evidenciar o potencial da produção pecuária da Bolívia. “A qualidade e a precocidade do Nelore ultrapassam as fronteiras brasileiras e estão presentes também nas fazendas bolivianas. Na etapa, recebemos animais muito jovens e com peso de carcaça acima da média observada no país. Por todo esse sucesso, firmamos termo de intenções com ASOCEBU e com o frigorífico Fridosa para a realização de mais etapas do Circuito na Bolívia.”

As novas etapas em Santa Cruz de La Sierra estão programadas para 6 de junho e 31 de outubro de 2022. “Está nascendo o ‘Circuito Nelore de Qualidade Internacional – Bolívia’ que contabilizará os resultados das etapas realizadas naquele país. Os vencedores dos campeonatos disputados nesta versão também serão premiados durante a Nelore Fest, em dezembro, junto com os grandes campeões do Brasil”, informa o gerente executivo da ACNB, André Locateli.

Fernando Baldomar, gerente geral da ASOCEBU, afirma que “a consolidação da parceria com a ACNB e com o Fridosa representa o início de atividades técnicas muito importantes para a evolução da pecuária boliviana”. Fernando destaca que “as ações em conjunto cooperarão para que os produtores de carne bovina do país atendam às expectativas dos consumidores em termos de qualidade”.

Parceiro e palco das avaliações técnicas da etapa do Circuito, o frigorífico Fridosa expressa que “a promoção da série de abates é um marco histórico para a pecuária boliviana, pois a qualidade dos animais pode ser evidenciada, demonstrando a força e o potencial produtivo dos ganaderos do país”, destaca Juliano de Faria Santos, gerente de produção do Fridosa.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: