Mês de vacinação contra aftosa é o momento certo para pesagem do rebanho

Compartilhar

Cerca de 78 milhões de bovinos e bubalinos, com até 24 meses de idade, devem ser vacinados em novembro. Esta é a segunda etapa de imunização obrigatória contra a febre aftosa, doença altamente transmissível que causa febre, tremores e ferimentos nos animais e, mais do que isso, compromete a produtividade e a exportação de carne bovina. A vacinação ocorre em 19 estados que não são reconhecidos como zona livre da doença. “Como os animais precisam estar contidos para receber a vacina, está aí uma excelente oportunidade para o pecuarista fazer a pesagem do seu rebanho”, propõe José Dias Rossafa, gerente nacional de vendas da Coimma.

“Este é o momento ideal para a pesagem dos animais, uma vez que o mais difícil, o manejo, já foi feito. E esse processo é rápido, prático e com respeito ao conforto e bem-estar dos bovinos. Basta utilizar troncos de contenção modernos com balanças eletrônicas acopladas. Assim, os produtores aproveitam a contenção do gado, cumprem sua obrigação de vacinação e ganham um bônus, pois pode pesar os animais no equipamento”, assinala Zezinho, como é mais conhecido.

A pesagem periódica é essencial para o pecuarista avaliar o desempenho do rebanho para a correta tomada de decisão em cada situação. “O acompanhamento no ganho de peso diário dos animais é ideal para manter a boa produtividade. A pesagem periódica ajuda a identificar os animais com rendimento abaixo do esperado. São aqueles que comem muito e pesam pouco, e que assim corroem o lucro da pecuária”, comenta o especialista da Coimma.

A Coimma é líder no mercado de troncos e balanças para pecuária e oferece dois modelos de balanças portáteis para pesagem de animais, que podem ser acopladas em troncos de contenção: KM3-N com Barras de 1.150 mm e KM3 Plus com Barras de 1.150 mm.

“Estas balanças proporcionam tranquilidade para os pecuaristas. Elas foram desenvolvidas pelo departamento de engenharia da Coimma com o objetivo principal de cooperar com o aumento de produtividade na pecuária. Sabemos a importância das pesagens e oferecemos troncos confortáveis e práticos para trabalho nas fazendas. Dessa forma, juntamos os dois equipamentos, tendo balanças tecnológicas que trabalham associadas aos troncos”, destaca Zezinho.

Além das balanças acopláveis, a empresa desenvolveu a BalPass, balança extremamente moderna, com painéis solares para geração de energia própria. A BalPass possui a versatilidade como sua principal característica, podendo ser utilizada tanto no sistema a pasto quanto em confinamento.

“Assim como a pesagem, a vacinação contra a febre aftosa é essencial para a produtividade no Brasil. Os pecuaristas devem entender que rebanho pesado e vacinado proporciona uma pecuária com mais qualidade e maior segurança alimentar”, completa o gerente.


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *