bezerros MG12 Paredão

Quantas bezerras eu consigo engordar por hectare?

Compartilhar

O zootecnista e pecuarista Tiago Felipini usou como referencia área coberta com MG12 Paredão.

Agron Home

Veja também: Pesar gado sem balança usando fita métrica

O zootecnista e pecuarista Tiago Felipini, consultor da Alcance Planejamento Rural especialista em nutrição, afirma que normalmente se começa com duas cabeças por hectare. O especialista também diferenciou a lotação da área para o período seco e chuvoso. Em período chuvoso começa com duas cabeças e no período seco baixar para 1,5 cabeça por hectare.

O zootecnista destacou a importância de avaliar a pastagem para evitar a degradação (MG12 Paredão). “O segredo é acompanhar a altura desse capim. Você tem que medir a altura desse pasto mensalmente enquanto o gado estiver pastejando. A altura média do capim Paredão deve estar sempre acima de 40 cm. Ele deve ficar entre 40 e 50 cm. Se ficar muito alto, você vai perder pasto – dependendo vai ter que roçar. E se ficar muito baixo, o gado não vai ganhar peso e vai vir muita invasora, vai degradar esse pasto no próximo período chuvoso, próximo período de verão. Então é interessante estar medindo esta pastagem mensalmente”, acrescentou.

Tiago Felipini indicou que o produtor também conheça o solo onde os piquetes serão formados. “Se você puder coletar amostras de solo e fazer análise, pode mandar essa análise, nós fazemos esse trabalho para você tranquilamente. É muito rápido e muito fácil para nós”, acrescentou.

Fonte: Giro do boi adaptado por Douglas Carreson. Imagem principal: Depositphotos withGod (Alexander Podshivalov).


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *