Vetoquinol realiza palestra online e gratuita para médicos-veterinários sobre doenças cardiovasculares em cães e gatos

Compartilhar

Iniciativa faz parte da campanha ‘De coração para coração’, que visa a prevenção das cardiopatias no Setembro Vermelho

A Vetoquinol, uma das 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, convida médicos veterinários para um evento técnico – e gratuito – sobre doenças cardiovasculares em cães e gatos, no dia 16 de setembro, às 20 horas, pelo link https://www.sympla.com.br/tratamento-das-principais-cardiopatias-em-caes-e-gatos__1331740.  A iniciativa faz parte da campanha “De coração para coração”, que integra as ações da empresa para o Setembro Vermelho, mês de prevenção às cardiopatias, doenças que afetam a qualidade de vida dos pets.

“Por meio de uma palestra com especialista em cardiologia veterinária, queremos contribuir para o aprimoramento do trabalho dos clínicos, que são fundamentais no diagnóstico de enfermidades que afetam o coração de cães e gatos. Nesses casos, o diagnóstico preciso e precoce é essencial para o sucesso do tratamento”, comenta Gustavo Greco, gerente de unidade de negócios pet da Vetoquinol.

O evento virtual será composto por uma palestra sobre o tratamento das principais cardiopatias em pets, ministrada pela Dra. Melina Castilho de Souza Balbueno. Médica-veterinária formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, ela é especialista em cardiologia veterinária pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e mestre pela Universidade de Santo Amaro (Unisa).

“Com esse tema, queremos auxiliar os profissionais sobre métodos de diagnóstico, cuidados necessários com os animais e medicamentos modernos eficazes, que sejam capazes de promover o bem-estar e aumentar o tempo de vida dos cães e dos gatos. Mais do que uma ação para o Setembro Vermelho, é também um presente aos médicos-veterinários, no mês em que se comemora o dia da profissão”, diz Greco.

As inscrições podem ser feitas no site https://www.sympla.com.br/tratamento-das-principais-cardiopatias-em-caes-e-gatos__1331740.

Insuficiência cardíaca congestiva

Uma das doenças mais comuns na cardiologia em pets é a insuficiência cardíaca congestiva (ICC), doença crônica e que não tem cura. Estudos indicam que três em cada dez cães de meia idade a idosos apresentam o problema. Se não for tratada de forma adequada, a enfermidade pode provocar danos irreversíveis à saúde do animal, inclusive podendo ser fatal, como explica Jaime Dias, gerente técnico de animais de companhia da Vetoquinol.

“Para identificar as alterações cardíacas o mais cedo possível, é preciso estar atento a alguns sinais clínicos. São eles: cansaço, fraqueza, tosse frequente, dificuldade em respirar, intolerância ao exercício, diminuição do apetite, emagrecimento e desmaios. Em casos mais avançados, pode haver acúmulo de líquidos nos pulmões e nos membros, com lesões importantes em outros órgãos, como os rins”, salienta Dias.

Para tratar os sinais clínicos da ICC, como edema e congestão, a Vetoquinol desenvolveu e lançou UpCard®, o primeiro diurético no mundo a base de torasemida. Aprovado para uso em cães, UpCard® é uma inovação, sendo um eficiente diurético de alça, que diminui a absorção de sódio e a retenção de líquido de forma rápida. O medicamento tem efeito prolongado de 24 horas, o que mantém a diurese mais estável.

“A tecnologia empregada no desenvolvimento do UpCard® promove menor excreção de potássio urinário, contribuindo para uma menor taxa de arritmia cardíaca”, explica o profissional. “Estudo publicado no Journal of Veterinary Internal Medicine mostrou que a torasemida presente em UpCard® diminui significativamente o risco de mortalidade cardíaca, além de aumentar o tempo de sobrevida dos cães acometidos pela ICC.”

VÍDEO – Vetoquinol completa 10 anos no Brasil: https://youtu.be/OECpa4y1tKE

Sobre a Vetoquinol – Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.372 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). A Vetoquinol conta com SAC formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita – 0800 741 1005. Site: www.vetoquinol.com.br


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *