Troncos de contenção evoluem em bem-estar animal, facilidade de manejo e aumento da produtividade na pecuária

Compartilhar

O contínuo aumento da produtividade da pecuária está diretamente ligado ao uso crescente de novas tecnologias que incluem bem-estar, conforto e segurança para os animais. “Atividades diversas, como coleta de sangue, fezes e sêmen, ultrassonografia de carcaça, testes andrológicos, aspirações foliculares, inseminação artificial, transferência de embriões e vacinações, avançam e proporcionam a obtenção de resultados zootécnicos melhores”, explica José Dias Rossafa (Zezinho), gerente nacional de vendas da Coimma, líder no mercado de troncos e balanças para pecuária.

Nesse ambiente de produção, a inovação também chegou aos troncos de contenção dos bovinos, essenciais para a realização de vários procedimentos ligados à saúde, à reprodução e ao bem-estar dos animais. “Essa ferramenta desempenho papel importante em diversas práticas e atividades nas fazendas pecuárias. Sempre que um tronco ganha algo novo, a pecuária brasileira avança mais um pouco”, assinala Zezinho.

É o caso das travas easy lock, que tornam o uso dos troncos fácil e cada vez mais indispensável. “As travas modernas dispensam o uso de óleo e retentores, aumentando a vida útil do equipamento. Além disso, permitem uma contenção mais leve, segura e silenciosa, com manutenção quase zero”, complementa o gerente nacional de vendas da Coimma. A empresa também desenvolveu Megatron, tronco 100% hidráulico. Com o comando nas mãos, o produtor faz todas as operações de maneira rápida e eficiente.

Além de evitar lesões nos animais em qualquer atividade realizada, os troncos de contenção também estão mais seguros para os pecuaristas e funcionários das fazendas. “Troncos ruins não contém os animais de forma eficaz e atrasam o manejo. As tentativas de fugas ocasionam hematomas nas carcaças e prejudicam economicamente o produtor no momento do abate”, relata Zezinho.

“Assim como os agricultores acompanham sua plantação para combater lagartas e ervas daninhas, os pecuaristas devem cuidar bem dos seus animais. No caso de troncos, há muita inovação à disposição, inclusive equipamentos com balanças digitais acopladas, que permitem o acompanhamento periódico do Ganho de Peso Médio Diário (GMD) dos animais, o que facilita o manejo sanitário”, explica o especialista da Coimma, indústria líder em troncos de contenção e balança para a pecuária, que está completando 70 anos de mercado.


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *