Com a maior nota média do ano, Colíder (MT) conhece vencedores da 6ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade

Compartilhar

Realizada nos dias 7 e 8 de julho, na unidade frigorífica Friboi de Colíder (MT), a 6ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade contou com 320 animais participantes, enviados por 11 pecuaristas. Como destaque da etapa foram observados animais jovens, pesados e com bom acabamento de gordura. Além disso, a maior nota média da 23ª edição do Circuito pertence agora a Colíder (MT). A etapa foi promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT) e teve apoio de Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

“Entre os machos, tivemos 82% dos animais com até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade), 51% deles com dentição de leite (menos de 2 anos de idade) e 94,5% com mais de 18 arrobas de peso, o que levou a média a 21,5 arrobas. Além disso, 78,3% dos animais avaliados possuíam cobertura de gordura mediana”, informa Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

O campeonato Melhor Lote de Carcaças de Machos foi de Paulo Prudente Polizel, da Fazenda Polizel (Novo Mundo/MT), que recebeu a Medalha de Ouro. O pecuarista assumiu a liderança parcial do Campeonato Nacional Melhor Lote de Carcaças de Machos.

“Estamos agradecidos pela oportunidade de participar do Circuito Nelore de Qualidade. Há algum tempo trabalhamos com animais jovens e bem apurados na raça Nelore. Um desafio que virou rotina no nosso trabalho. A Medalha de Ouro reconhece o que fazemos diariamente. Somos defensores da raça que desbravou o Brasil, mostrando sua rusticidade, produtividade e precocidade. Produzimos a carne que queremos consumir. O Nelore foi, é e sempre será a base do rebanho bovino brasileiro”, destaca Paulo Prudente Polizel, proprietário da Fazenda Polizel.

A Medalha de Prata foi para Rodrigo Naves Aguiar, da Fazenda Belas Artes (Sinop/MT). Já a Medalha de Bronze ficou com Lorival Antônio Sguissardi, da Fazenda Eldorado (Nova Canaã do Norte/MT).

“Entre as fêmeas participantes da avaliação, 88,2% tinham até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade), sendo que 19% possuíam dentição de leite (menos de 2 anos de idade) e 77,6% pesaram mais de 14 arrobas, levando à média de 15 arrobas. Observamos cobertura de gordura mediana em 69,4% delas”, completa o presidente da ACNB.

A Medalha de Ouro para o Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas foi para a PHB Agropecuária Ltda, da Fazenda Renascer (Nova Canaã do Norte/MT).

“O Circuito traz aprendizado para nós e possibilidade de agregar conhecimento ao trabalho que fazemos há tanto tempo. Receber a Medalha de Ouro nos deixa extremamente felizes e nos motiva a seguir trabalhando com o que amamos. Essa premiação coroa nosso trabalho diário na fazenda”, ressalta Paulo Beledelli, proprietário da PHB Agropecuária.

Luiz Antônio de Souza Pavoni, da Fazenda Santa Clara (Colíder/MT), conquistou a Medalha de Prata para lotes de fêmeas. enquanto Mario Wolf Filho, da Fazenda Fortuna do Tapaiuna (Nova Canaã do Norte/MT), foi premiado com a Medalha de Bronze.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2021, estão confirmadas 36 etapas. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito no site da ACNB: www.nelore.org.br/CircuitoNelore.


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *