Circuito Nelore de Qualidade terá 7ª etapa em Juara (MT) com avaliação de quase 600 animais

Compartilhar

O município de Juara (MT) sediará a 7ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2021, nos dias 12 e 13 de julho. Serão avaliados 549 animais nesta etapa, a quinta somente em Mato Grosso: 271 machos e 278 novilhas foram inscritos e terão as carcaças avaliadas. A iniciativa é da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e correalização da Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT), com apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

“O Circuito está indo muito bem até o momento. Estamos animados para as próximas etapas. Mesmo com os obstáculos da pandemia, os pecuaristas mostram o seu valor, fornecendo animais de grande qualidade. Como Mato Grosso é um dos principais estados da pecuária, temos ótima expectativa para Juara, município que colabora para que o estado esteja sempre bem representado na produção de animais”, destaca Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.

Após Juara, o Circuito Nelore de Qualidade passará por mais 28 cidades, em 2021. São elas: Marabá (PA), Diamantino (MT), Goiânia (GO), Água Boa (MT), Confresa (MT), Barra do Garças (MT), Pedra Preta (MT), Rio Branco (AC), Colatina (ES), Nova Andradina (MS), Redenção (PA), Santana do Araguaia (PA), Ituiutaba (MG), Iturama (MG), Pimenta Bueno (RO), São Miguel do Guaporé (RO), Vilhena (RO), Mozarlândia (GO), Senador Canedo (GO), Lins (SP), Naviraí (MS), Nanuque (MG), Anastácio (MS), Ponta Porã (MS), Itapetinga (BA), Andradina (SP), Teixeira de Freitas (BA) e Campo Grande (MS).

Aldo Rezende Telles, presidente da ACNMT, destaca que a realização do Circuito em Juara (695 km ao norte de Cuiabá) valoriza o desempenho do município, que tem rebanho de 1 milhão de cabeças. “Tivemos crescimento em mais de 70% do rebanho de Juara nos últimos 20 anos. Neste momento de pandemia, a realização do Circuito Nelore de Qualidade é de extrema importância para continuar fomentando a pecuária e, com isso, agregar retorno econômico aos produtores e à economia local”.

Neste ano, o Circuito Nelore de Qualidade conta com mais um campeonato nacional: “Melhores Lotes de Carcaças de Animais com Pai Identificado”, com a participação de progênies de touros identificados. Trata-se de mais uma oportunidade para comprovar a qualidade da genética selecionada.

Outra novidade é a Medalha Ouro Branco, que valoriza os lotes de fêmeas com até quatro dentes incisivos permanentes (d.i.p.) e machos castrados com até dois d.i.p., com cobertura de gordura na carcaça mediana ou uniforme e peso de carcaça quente entre 16 e 25 arrobas.

Contatos para inscrições

Para participar do Circuito Nelore de Qualidade em Juara, os pecuaristas devem entrar em contato com a unidade da Friboi pelos telefones (66) 3556-9533 ou (65) 99919-4382 – falar com Rogerio Lunardi; (65) 99989 7410 – falar com Ataide Bueno; e (66) 99652 5993 – falar com Hugo Luciano. Qualquer pecuarista pode participar da etapa de Juara com lotes a partir de 18 cabeças.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2021, já estão confirmadas 36 etapas. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito no site da ACNB: www.nelore.org.br/CircuitoNelore.  


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *