Conhecidos os vencedores da 2ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade

Compartilhar

A segunda etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada entre os dias 14 e 15 de junho em Pontes e Lacerda (MT), anuncia os seus vencedores. Roberto Jonas de Macedo, da Fazenda Buriti (Vila Bela da Santíssima Trindade/MT), ficou com a Medalha de Ouro em Melhor Lote de Carcaças de Machos, e Irineu Marcos Parmeggiani, da Fazenda Leticia II (Campos Júlio/MT), recebeu a Medalha de Ouro em Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas. O Circuito é iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e tem apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e, em Pontes e Lacerda, o evento foi correalizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT).

“Na etapa de Pontes e Lacerda foram avaliados 970 animais, sendo 608 machos e 362 fêmeas, apresentados por nove pecuaristas. Tivemos animais pesados e com bom acabamento de gordura. Entre os machos, 68,4% tinham até quatro dentes incisivos permanentes (menos de três anos de idade), sendo 44% com até dois dentes (cerca de dois anos de idade). Todos pesaram mais de 18 arrobas, sendo 26,5% com mais de 25 arrobas (média de 23,5 arrobas), e 61% deles apresentaram cobertura de gordura mediana”, destaca Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.

Roberto Jonas de Macedo destaca o trabalho feito na Fazenda Buriti para evolução da qualidade do rebanho. “Há mais de 30 anos, nos dedicamos à melhoria do Nelore. Estamos sempre atentos aos acasalamentos, buscando melhoria de carcaça. Temos intensificado ano após ano o acasalamento por Inseminação Artificial (IATF). Hoje, 90% das prenhezes são obtidas por esse processo. A primeira colocação na etapa do Circuito premia nosso trabalho duro”.

A Fazenda Buriti também participou do Circuito em 2020 e recebeu a Medalha de Bronze pela 3ª colocação. “Fomos convidados a participar do Circuito na categoria machos e ficamos com a Medalha de Bronze. Nesse ano, decidimos participar das duas categorias e tivemos resultados muito satisfatórios, com a Medalha de Ouro nos machos e a Medalha de Prata com as fêmeas. O Circuito nos ajuda a avaliar a qualidade da nossa produção para entender se estamos no caminho certo, além de ser um estímulo para toda a equipe. O reconhecimento com as premiações nos deixa muito felizes, pois sabemos que competimos em alto nível com grandes pecuaristas”, completa Roberto.

Antônio Donizete Aguilera, da Fazenda Santa Maria do Guaporé (Pontes e Lacerda), ficou com a Medalha de Prata em Melhor Lote de Carcaças de Machos, enquanto Mara Silveira Mello de Andrade Coutinho, da Fazenda Duas Lagoas (Cáceres/MT), foi premiada com a Medalha de Bronze.

“Entre as 362 fêmeas participantes da etapa do Circuito em Pontes e Lacerda, 78,2% tinham até dois dentes incisivos permanentes[LOM1] , 76,8% com mais de 14 arrobas de peso (média de 15,7 arrobas) e 87% com cobertura de gordura mediana”, completa Gustavo Callejon.

“Foi nossa primeira vez no Circuito, apesar de termos parceria com  a Friboi há um bom tempo. De agora em diante, queremos sempre estar presentes no Circuito porque ele nos ajuda a entender se o manejo está sendo feito da forma correta, além de comparar com os trabalhos de outros pecuaristas. Conseguir a Medalha de Ouro logo na primeira participação nos deixa muito felizes, porque evidencia o nosso esforço”, diz Irineu Marcos Parmeggiani, da Fazenda Leticia II.

A Medalha de Prata de Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas ficou com Roberto Jonas de Macedo, da Fazenda Buriti (Vila Bela da Santíssima Trindade/MT). Edinael Jorge Manfrin, da Fazenda Chora Menina (Nova Lacerda/MT), recebeu a Medalha de Bronze.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2021, estão confirmadas 36 etapas. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito no site da ACNB: www.nelore.org.br/CircuitoNelore.


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *