ACNB e ACNMT anunciam vencedores da etapa de Araputanga (MT) do Circuito Nelore de Qualidade com recorde de animais avaliados

Compartilhar

A 3ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada na unidade Friboi em Araputanga (MT), nos dias 16 e 17 de junho, contou com 1.036 animais avaliados, apresentados por oito pecuaristas. Foram anunciados os seguintes vencedores: Paulo Cezar Pinto de Arruda, da Fazenda Lagoa Verde (Cáceres/MT), como Melhor Lote de Carcaças de Machos; e Luiz Carlos Zimermann, da Estância Bacuri (São José do Quatro Marcos/MT), como Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas. O Circuito é iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e a etapa de Araputanga foi correalizada pela Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT).

“Até o momento a etapa de Araputanga é recordista em número de animais em 2021. Foram 753 machos e 283 fêmeas. Entre os machos, 62% tinham até quatro dentes incisivos permanentes (menos de três anos de idade), sendo 37,6% com até dois dentes (cerca de dois anos de idade). Dentre os animais avaliados, 99,5% pesaram mais de 18 arrobas (média de 22,2 arrobas) e 71,2% apresentaram cobertura de gordura mediana”, ressalta André Locateli, gerente executivo da ACNB.

Paulo Cezar Pinto de Arruda, da Fazenda Lagoa Verde (Cáceres/MT), vencedor da Medalha de Ouro com o Melhor Lote de Carcaças de Machos destaca que produz animais com a melhor qualidade possível, a partir de boas práticas de gestão e manejo. “Tudo começa na escolha da reposição, manejo sanitário e de pastagens, além da terminação com produtos de alta qualidade. Esses fatores, somados a uma equipe qualificada e uma vida inteira dedicada ao campo, nos levaram ao 1º lugar”, comenta.

Em segundo e terceiro colocados no campeonato de Melhor Lote de Carcaças de Machos ficaram Alexandre Garcia Dalbem, Fazenda Campo Limpo (Cáceres/MT), e Hermes Correa, Fazenda Velho Barreiro (Cáceres/MT), que conquistaram as Medalhas de Prata e Bronze, respectivamente.

No campeonato de fêmeas, 79,5% dos animais tinham até dois dentes incisivos permanentes, 79,8% pesaram mais de 14 arrobas (média de 14,8 arrobas) e 96,5% apresentaram cobertura de gordura mediana ou uniforme.

Luiz Carlos Zimermann, da Estância Bacuri (São José do Quatro Marcos/MT), vencedor da Medalha de Ouro de Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas, informa que, na região, sua propriedade é considerada de porte médio. “Temos 370 hectares e fazemos um trabalho totalmente a pasto com suplementação. O Circuito nos ajuda a entender se estamos no caminho certo, pois avalia os animais criteriosamente, nos impossibilitando de “fingir” qualidade. O resultado é fruto do que nós temos como prioridade: adquirir animais de boa procedência e genética. Trabalhamos apenas com fêmeas e a Medalha de Ouro traz a certeza de que devemos continuar nessa direção”, afirma Luiz.

Wallace Antunes Gonçalves, da Fazenda Morada do Sol (Cáceres/MT) participou da etapa, com um lote de 42 fêmeas terminadas em confinamento, em que 90% tinham até dois dentes incisivos permanentes, peso médio de 16,8@, 100% com cobertura de gordura mediana ou uniforme. No evento, conquistou a Medalha Ouro Branco, além da Medalha de Prata em Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas. Odilon Medici e Esposa, da Fazenda Santa Rita (São José do Quatro Marcos/MT), ficou com a Medalha de Bronze nas fêmeas.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2021, estão confirmadas 36 etapas. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito no site da ACNB: www.nelore.org.br/CircuitoNelore.


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *