Phibro Saúde Animal lança COMBAT, plataforma de monitoramento do estresse térmico para gado de corte

Compartilhar

O estresse térmico é um dos mais importantes desafios da pecuária (de corte e leite). Além do desconforto que provoca, impacta no bem-estar e na produtividade dos bovinos. “O estresse térmico é um problema crescente. Os animais precisam de condições ambientais adequadas para expressar todo o seu potencial produtivo. Se enfrentam desafios com o calor, sofrem alterações metabólicas que os prejudicam, por exemplo, em ganhar peso e, assim, em ter o desempenho projetado. Estamos falando de prejuízos econômicos relevantes e crescentes”, explica Mauricio Graziani, presidente da Phibro Saúde Animal.

Tão importante quanto resolver os problemas advindos do estresse térmico é identificar em que situações os animais enfrentam esse distúrbio e, portanto, precisam de atenção. “Primeiro é preciso identificar o estresse térmico nos animais, o que não é uma tarefa fácil por vários fatores, especialmente em lotes grandes, porque os bovinos nem sempre demonstram de forma clara o seu estado corporal”, assinala Graziani.

A Phibro Saúde Animal desenvolveu uma plataforma exclusiva de monitoramento para ajudar os pecuaristas a identificar o estresse térmico dos bovinos e, assim, realizar os ajustes necessários. Trata-se do COMBAT Heat Stress Tool Box, já disponível para acesso em www.combatheatstresstoolbox.com.

“Está comprovado pela ciência que animais com menor estresse térmico se alimentam melhor, ficam menos doentes, utilizam de maneira mais eficiente a dieta e assim, têm melhor desempenho”, afirma o presidente da Phibro. “COMBAT é uma ferramenta essencial para ajudar os pecuaristas a produzirem mais arrobas de maneira mais eficiente e obter mais lucratividade com a manutenção do bem-estar do rebanho”, complementa.

A plataforma COMBAT foi criada a partir da troca de conhecimento com estudiosos de diferentes regiões, incluindo pesquisadores internacionais. “Essas discussões nos ajudaram a criar uma ferramenta de avaliação do estresse térmico na realidade do país, considerando o tipo de animal e as características do microambiente no qual estão inseridos”, afirma o presidente da Phibro.

Os pecuaristas inserem informações específicas sobre as propriedades e, principalmente, sobre os animais. Com base em relatórios detalhados e personalizados, a plataforma COMBAT mensura o nível de estresse a que os animais estão submetidos, além de fornecer uma predição, permitindo ao pecuarista se antecipar ao problema, mantendo assim o bem-estar dos bovinos e evitando perdas de produtividade.

“E para auxiliar no combate ao estresse térmico, a Phibro oferece OmniGen AF, uma solução nutricional exclusiva, que comprovadamente aumenta a capacidade de resistência dos animais ao calor, mantendo assim os níveis desejados de produtividade”, informa Graziani.

OmniGen AF mantém a saúde do animal e auxilia no controle de temperatura corporal, reduzindo a perda de energia e direcionando os recursos dos animais para a produção. Além disso, o suplemento contribui para o aumento do consumo de matéria seca, garantindo que os bovinos atinjam mais rapidamente o consumo projetado.

Para conhecer a plataforma COMBAT, acesse www.combatheatstresstoolbox.com.

Sobre a Phibro

A Phibro Saúde Animal é uma das mais importantes indústrias veterinárias e de nutrição animal do mundo. Criada em 1916, nos Estados Unidos, está presente no Brasil há 25 anos, oferecendo produtos para suínos, aves, bovinos de corte e de leite, peixes e camarões, além oferecer soluções para a produção de fontes energéticas renováveis. Para mais informações, acesse: www.pahc.com/brasil


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *