café

Comercialização de café com selo de origem e qualidade

Compartilhar

Produtores de café do Cerrado Mineiro alcançam 1 milhão de sacas comercializadas com selo de Origem e Qualidade.

Veja também: China diz que soja brasileira tem pouca qualidade

Acompanhe o Portal Agron no Facebook

Região foi pioneira entre as Indicações Geográficas de café com o reconhecimento da Indicação de Procedência, em 2005.

Os produtores de café da Região do Cerrado Mineiro alcançaram, nesta segunda (25), uma marca histórica. No ano em que são celebrados os 50 anos do início da produção, os cafeicultores chegaram ao resultado de 1 milhão de sacas de café comercializadas com o selo da Denominação de Origem. A região é pioneira entre as Indicações Geográficas brasileiras, tendo sido a primeira região cafeeira reconhecida como Indicação de Procedência, no ano de 2005; e como Denominação de Origem, em 2013.

A marca foi alcançada com o embarque, feito pelo produtor Gláucio de Castro, de uma carga de café para o Japão. O selo de origem é uma ferramenta de proteção e promoção dos cafés da Região do Cerrado Mineiro. A localidade está situada no Noroeste do estado de Minas Gerais, com altitudes superiores a 800 metros, fator determinante para a produção de grãos que resultam em uma bebida de qualidade. A procura pelo reconhecimento de um “Café de Atitude” segue tendências mundiais. O mercado em crescimento e em transformação é influenciado diretamente por novos consumidores mais exigentes e conscientes. A Região do Cerrado Mineiro, por meio de novas maneiras de agir, produzir e fazer negócios, responde a essa demanda com o seu café diferenciado, com qualidade e rastreabilidade.

Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a conquista dos produtores mineiros mostra a importância do trabalho desenvolvido por diversos atores, como a Federação dos Cafeicultures do Cerrado, a Fundação de Desenvolvimento do Cerrado Mineiro, cooperativas, gestores públicos, produtores e do próprio Sebrae, que há décadas se dedica à expansão dos produtos brasileiros reconhecidos como Indicações Geográficas.

A criação dos cafeeiros na região requer técnicas avançadas de cultivo, manejo e fertilização do solo. O plantio é a operação mais importante na formação da lavoura, sendo feitas com mudas de meio ano, com seis a oito meses de idade, com três a cinco pares de folhas, e cujo plantio pode ser efetuado em qualquer época do ano, mas preferencialmente no início do período chuvoso. Os cafeeiros são cultivados em áreas com altitude variando entre 800 e 1.300 metros, e o resultado é um café com identidade única e de qualidade.

Fonte: Datagro. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

One thought on “Comercialização de café com selo de origem e qualidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: