irrigação

Entidades discutem demandas do setor de irrigação

Compartilhar

CNA e Agência Nacional de Águas discutem demandas do setor de irrigação.

Veja também: Vegetais frescos embalados não precisam mais ter prazo de validade?

Acompanhe o Portal Agron no Facebook

Entidades se reuniram nesta quinta-feira (21), em Brasília (DF).

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Agência Nacional de Águas (ANA) se reuniram nesta quinta-feira (21), em Brasília, para discutir as principais demandas do setor de irrigação. Um dos assuntos tratados no encontro foi a aplicabilidade do Sistema Federal de Regulação de Usos (REGLA) nos estados da Federação, com o objetivo de dinamizar os processos de outorga no país.

“A adoção desse sistema pelos estados tornaria o processo célere, além de permitir que nos períodos de maior disponibilidade hídrica a água possa ser distribuída para mais produtores com finalidade de prevenir veranicos e estiagens prolongadas”, explicou a assessora técnica da CNA, Jordana Girardello.

Outro tema da pauta foi a insegurança do setor com o Projeto de Lei 4546/2021, que institui a Política Nacional de Infraestrutura Hídrica, e suas alterações na Lei nº 9.433/1997.

“As principais preocupações são com relação a outorga onerosa, cancelamento de outorgas quando não houver pagamento da cobrança e ruptura da gestão descentralizada com os comitês de bacias hidrográficas, implementando instrumentos de gestão apenas pelos conselhos sem que os comitês tenham discutido e deliberado”, explicou o presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, David Schmidt.

Na reunião também foi discutida a possibilidade de trabalho conjunto entre as entidades para atualização do Atlas Irrigação e informativos complementares. Além disso, foi pontuada a necessidade de integração dos sistemas de gerenciamento de recursos hídricos com o Sistema Nacional de Irrigação que está sendo desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Segundo o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, a Agência Nacional de Águas foi receptiva para construção de uma agenda positiva junto à CNA para alavancar ações que garantam a melhor gestão dos recursos hídricos, auxiliando nas soluções recorrentes dos estados, trazendo maior segurança aos produtores e aos agentes reguladores.

Participaram da reunião a diretora presidente da ANA, Verônica Sánchez, os diretores Filipe de Mello e Ana Carolina, os superintendentes Flávio Tröger, Patrick Thomas, Alan Vaz Lopes, Marcelo Medeiros e o técnico Thiago Fontenelle.

FONTE: DATAGRO. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

One thought on “Entidades discutem demandas do setor de irrigação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: