soja

Ações para mitigar pragas em cargas de soja exportadas para a China

Compartilhar

China notificou o Brasil da presença de sementes de plantas daninhas – consideradas quarentenárias naquele país – nos carregamentos da soja.

Veja também: Embarques de soja em grão devem recuar este ano

Acompanhe o Portal Agron no Facebook

A Comissão de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA debateu, nesta quinta-feira (21), as ações em andamento para mitigação dos riscos associados à incidência de pragas consideradas quarentenárias em cargas de soja exportadas para a China e o cenário dos mercados de milho, soja e trigo.

A China notificou o Brasil da presença de sementes de plantas daninhas – consideradas quarentenárias naquele país – nos carregamentos de soja. O assessor técnico da comissão, Tiago Pereira, mencionou que a Confederação está participando de um grupo de trabalho da Câmara Setorial da Soja do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criado para estruturar medidas e divulgar as boas práticas para a cadeia.

Pontuou ainda que as plantas daninhas são desafiadoras nos diversos sistemas de cultivo, pois trazem dificuldade de controle e resistência, aumento no uso de defensivos, aumento no custo de produção e perda de produtividade.

O grupo de trabalho tem discutido com os demais agentes do setor medidas de identificação dessas pragas e difusão dos métodos de mitigação. “Vamos levar informações para orientar os produtores conhecerem quais são as pragas e poderem fazer um controle mais rigoroso”, afirmou o presidente da Comissão, Ricardo Arioli.

Allan Silveira, superintendente da Gestão da Oferta da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), fez uma apresentação sobre o mercado de milho, soja e trigo.

Segundo ele, os fundamentos dos mercados de milho, soja e trigo indicam relações de estoque/consumo mundiais mais apertadas para as três culturas na próxima safra.

Para o milho, a Companhia prevê uma 2ª safra excelente em 2021/22, ao contrário da safra de verão e com movimento de recuperação das exportações.

De acordo com Silveira, a soja está em fase de recuperação dos estoques globais, mas ainda persiste a previsão de iniciar a safra 22/23 com estoques mundiais menores. No Brasil, os sojicultores que ainda precisam negociar a colheita devem estar atentos ao momento de volatilidade observado no mercado.

Para o trigo, o superintendente explicou que a safra recorde projetada em 9 milhões de toneladas se justifica pela atratividade do trigo para os agricultores como preços, expectativa de clima favorável e o aumento da demanda no âmbito internacional. Para os próximos meses, a projeção é de relativa estabilidade nos preços, ressaltou.

FONTE: DATAGRO. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

One thought on “Ações para mitigar pragas em cargas de soja exportadas para a China

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: