Safra 2021/22 do MT deve perder 4 mi de t de milho

Safra 2021/22 do Mato Grosso deve perder 4 milhões de toneladas de milho.

Veja também: Lei que proíbe o cultivo de seus próprios alimentos

A safra de milho deve ter uma perda de cerca de 4 milhões de toneladas em Mato Grosso. A estimativa foi divulgada nesta quarta-feira (18) pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de MT (Aprosoja-MT). Isso “significará um prejuízo irreversível para os produtores”, diz a entidade, acrescentando que a estiagem prolongada já afetou mais de 10% da produção de todo estado.

Segundo relatório da equipe técnica da Aprosoja-MT, a safra deste ano será de aproximadamente 36 milhões de t de milho. A projeção representa uma queda de 10% na produtividade prevista para 2022.

A produção abaixo da quantidade esperada é consequência de um menor volume de chuvas, conforme a Aprosoja MT. Algumas lavouras, conforme a entidade, estão até 50 dias sem chuva significativa ou com um volume abaixo de 10 milímetros (mm).


Mercado, custos de produção, contratos

“O produtor rural é o maior prejudicado com esses números, porque toda previsão da colheita mexe com o mercado, com o custo de produção e com as questões contratuais. Não podemos prever as questões climáticas. Por isso, a safra só se confirma após o trabalho da colheita”, afirma Fernando Cadore, presidente da entidade.

Os dados divulgados pela Aprosoja-MT foram coletados por meio de questionário com os produtores associados de todo estado. “As informações confirmaram perdas irreversíveis principalmente nas regiões oeste e sul”.

“Nosso trabalho em campo abrangeu centenas de produtores associados, que nortearam nosso questionário, confirmando as estimativas negativas para esta safra devido à seca”, pontua Cadore.

Confira os dias de seca por região:

Fonte: Agro em Dia. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

2 thoughts on “Safra 2021/22 do MT deve perder 4 mi de t de milho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!
Sair da versão mobile