Colheita de arroz foi prejudicada por chuva no RS

Colheita de arroz no Rio Grande do Sul foi muito prejudicada pelo excesso de chuvas nas regiões produtoras.

Veja também: Agronegócio já sente o impacto da guerra

A colheita foi muito prejudicada pelo excesso de chuvas nas regiões produtoras. O índice atingiu 93% da área cultivada no Estado. O restante do cultivo encontra-se maduro, apenas no aguardo pela melhora do tempo e pela diminuição de umidade para ser ceifado. A produtividade média estimada permanece em 7.650 kg/ha, significando um decréscimo de 8% da previsão inicial. Todavia, onde o volume de irrigação foi adequado, a produtividade alcançou volume superior a 11.000 kg/há.

Na regional da Emater RS/Ascar de Bagé, as fortes chuvas ocorridas no período, suspenderam e impediram a conclusão dos trabalhos de colheita. A operação foi retomada, em alguns municípios da Fronteira Oeste e da Campanha, apenas no sábado (30/05).

A intensidade e os altos volumes precipitados refletiram na elevação considerável dos níveis de água das barragens utilizadas para a irrigação. Alguns produtores relataram perdas devido aos fortes ventos e à ocorrência pontual de granizo, que causaram acamamento e debulha de grãos.


As chuvas intensas e vendavais também causaram danos em estradas vicinais e no acesso a lavouras, estragos em pontes e em algumas estruturas de propriedades rurais, além da queda de árvores e de postes de energia elétrica.

Em Quaraí, São Gabriel e Alegrete, houve elevação e transbordamento dos rios Quaraí, Vacacaí e Ibirapuitã. Em São Borja, os produtores aproveitaram o tempo chuvoso, que paralisou a colheita, para manejar a resteva das lavouras com rolo, pois o implemento funciona muito bem em solo encharcado, na operação de desmanche das taipas, na incorporação da palhada e para acelerar a decomposição.

Restam a ser colhidas apenas as lavouras onde ocorreu atraso na irrigação e rebrota após o retorno das chuvas. Aproximadamente 10% das lavouras do município foram abandonadas por falta de água e não serão colhidas. Nas demais lavouras, onde foi possível realizar a colheita, a produtividade é considerada satisfatória.

Nas regionais de Santa Maria, Pelotas e Soledade, a colheita foi interrompida na maior parte do período e evoluiu lentamente no restante, porém houve dificuldade de acesso de maquinas às lavouras e umidade elevada no produto. Nas duas últimas regiões, o rendimento de engenho e a produtividade são considerados adequados.

Comercialização (saca de 50 quilos)

De acordo com o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, o preço do arroz teve redução de -2,13% em relação à semana anterior, passando de R$ 72,30 para R$ 70,76.

Fonte: Emater/RS – ASCAR. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!
Sair da versão mobile