Chuvas

Chuvas vem sendo favorável aos agricultores mato-grossenses

Compartilhar

Distribuição das chuvas na safra 2021/2022 vem sendo favorável aos agricultores mato-grossenses.

Veja também: Projeto de Lei propõe reduzir tributos de diesel e gás

Mesmo com o grande volume de chuvas, as perdas causadas por fatores climáticos foram pontuais.

A distribuição das chuvas na safra 2021/2022 vem sendo favorável aos agricultores mato-grossenses. De acordo com o Boletim Agrometeorológico nº 17, divulgado pela Embrapa Agrossilvipastoril, até o momento, não houve períodos de veranico no estado. Mesmo com o grande volume de chuvas, as perdas causadas por fatores climáticos foram pontuais.

Disponível no site da Embrapa Agrossilvipastoril, a publicação mostra que as chuvas que se iniciaram nos primeiros dez dias de setembro se mantiveram em volumes satisfatórios até 15 de março, período de recorte deste boletim. Uma nova edição será elaborada pelos pesquisadores em junho, após o término do período chuvoso e da segunda safra. Com a regularidade das chuvas, a reposição hídrica do solo foi alcançada no início de novembro e se manteve acima do patamar máximo durante toda a safra.

De acordo com os dados da estação meteorológica da Embrapa Agrossilvipastoril, este período registrou o maior volume total de chuvas dos últimos cinco anos. Até 15 de março foram registrados 2.174,7 mm de chuva. O destaque foi o mês de novembro, com 669mm, o maior volume para este mês da série histórica, e o segundo decêndio de fevereiro, com 334mm. Neste período, o excesso de chuvas chegou a prejudicar a colheita em lavouras já prontas, causando perdas pontuais com grãos ardidos.

Em novembro a Embrapa Agrossilvipastoril havia lançado o primeiro Boletim Agrometeorológico desta safra. O documento mostrou que a distribuição das chuvas havia favorecido a semeadura e o estabelecimento das lavouras de soja em Mato Grosso.

FONTE: DATAGRO. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: