Brasil

Brasil é exemplo de preservação ambiental para o mundo

Compartilhar

Setor sucroenergético do Brasil é exemplo de preservação ambiental para o mundo.

Veja também: Prejuízos na agricultura de SC superam R$ 4,2 bilhões

Usinas da maior comercializadora de açúcar e etanol do planeta protegem área ambiental 11 vezes maior que a cidade de Paris.

Criado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 21 de março é marcado pela comemoração do Dia Internacional das Florestas e da Árvore, importante data para reforçar a relevância e a necessidade de preservação dos ecossistemas florestais para a manutenção da vida em todo o planeta. E neste ano de 2022 há outro marco significativo que fortalece esta conscientização, os 10 anos da aprovação do Código Florestal brasileiro.

Este é um momento crucial para o mundo, em que é preciso reconhecer a importância da restauração de ecossistemas para combater a crise climática global, melhorando a biodiversidade, o fornecimento de água e a segurança alimentar. É com esta temática que a Assembleia Geral das Nações Unidas definiu o período de 2021 e 2030 como a Década da Restauração de Ecossistemas.

E é exatamente da agricultura brasileira que vem um bom exemplo de preservação do meio ambiente, recuperação de Reserva Legal (RL) e Áreas de Proteção Permanente (APPs). Mais precisamente do setor sucroenergético, aonde as usinas da maior comercializadora de açúcar e etanol do mundo vêm promovendo uma atividade acentuada de preservação ambiental, seguindo as melhores práticas nas plantações de cana-de-açúcar.

As 34 unidades associadas da Copersucar preservam uma área que daria para cobrir com árvores mais de 11 cidades do tamanho de Paris, capital da França. São mais de 121.015 hectares em áreas de vegetação, conservando recursos hídricos, protegendo o solo e a fauna, além de absorver carbono da atmosfera.

“Esta parceria entre agricultura e florestas naturais, em que produzimos alimento e energia limpa de forma amigável com o meio ambiente, não apenas contribui com a redução do aquecimento global, como permite que a empresa abra mais portas em mercados internacionais que estão atentos a critérios socioambientais e vem exigindo cada vez mais atitudes como esta”, comenta Maria Cláudia Trabulsi coordenadora de Sustentabilidade da Copersucar.

Por meio da proteção e recuperação de áreas de Preservação Permanente, Reserva Particular do Patrimônio Natural e Reservas Legais, a preservação da vegetação realizada pelas usinas associadas à Copersucar proporciona significativas contribuições para a biodiversidade e o ecossistema, como a conservação dos recursos hídricos, de nascentes e rios, a proteção do solo e o desenvolvimento de um ambiente adequado para a fauna.

A recuperação florestal é outra atividade fundamental promovida pelas usinas sucroalcooleiras que realizam ações de reflorestamento com o plantio de mudas de espécies nativas e condução da regeneração natural. Usina São Luiz, associada da Copersucar localizada na cidade de Ourinhos, interior de São Paulo – área de preservação conta com mais de 530 mil mudas plantadas e 259 espécies de animais.

Uma das unidades produtivas que mostram bem o resultado deste trabalho é a Usina São Luiz, associada da Copersucar localizada na cidade de Ourinhos, interior de São Paulo. A empresa começou um projeto de reflorestamento há mais de 24 anos e, atualmente, a área de preservação conta com mais de 550 mil mudas plantadas em um espaço de preservação permanente de 512 hectares entre os rios Pardo, Turvo e Paranapanema, em pela Mata Atlântica. De acordo com monitoramento de professores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que acompanham a evolução da fauna e da flora do projeto, o local, que corresponde ao tamanho de 3 parques do Ibirapuera, abriga 259 espécies de animais, entre elas algumas na lista de risco de extinção, como o Tamanduá-bandeira, Jacaré-de-papo-amarelo e Onças Pardas.

FONTE: DATAGRO. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

One thought on “Brasil é exemplo de preservação ambiental para o mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: