produção de trigo

Brasil necessita ampliar produção de trigo

Compartilhar

Conflito entre Rússia e Ucrânia reforça necessidade de ampliar produção de trigo em solo brasileiro, diz associação.

Veja também: Consumo de alimentos adquiridos durante a pandemia

Em reunião com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, Abitrigo reforçou necessidade de uma Política Nacional do Trigo e do apoio da pasta.

O presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Trigo – Abitrigo Rubens Barbosa, se reuniu, na última quinta-feira (3), com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa), Tereza Cristina, para uma conversa sobre o panorama e os desafios do mercado do trigo nacional.

O aumento da produção do trigo em solo brasileiro foi um dos assuntos debatidos na reunião. A Abitrigo reforçou a importância do apoio do MAPA ao projeto da Embrapa, que visa a ampliação da área plantada no norte do Cerrado.

Além disso, a entidade também mencionou o fato do Ministério ter lançado, recentemente, a Política Nacional de Fertilizantes, em vista da vulnerabilidade do Brasil nessa área, fato que também é observado no mercado do trigo. Nesse contexto, a Abitrigo relembrou que, há três anos, encaminhou para o conhecimento do MAPA uma política nacional do trigo, que agora, com a conjuntura mundial, se torna ainda mais urgente. “Tendo em vista o interesse da ministra no assunto, informamos que o material está em fase de atualização e que, em breve, enviaremos uma nova versão para a avaliação dela”, destacou o presidente-executivo da Abitrigo Rubens Barbosa.

Outro tema debatido no encontro foi a importação das 750 mil toneladas de trigo, sem a cobrança da TEC. “Reforçamos que a Abitrigo não pedirá um aumento desse volume, mas que esse assunto pode voltar à tona caso a situação de fornecimento piore. Nesse caso, entendemos que o governo poderia ter de examinar a possibilidade de isentar a TEC de volumes acima daquela tonelagem”, afirma Barbosa.

Impactos do conflito entre a Rússia e a Ucrânia no mercado do trigo

Considerando o atual cenário dos conflitos entre a Rússia e a Ucrânia, a Abitrigo aproveitou o encontro para fazer uma breve exposição quanto às perspectivas e os impactos da situação para o mercado do trigo e sua produção. “Ressaltamos a nossa preocupação com o substancial aumento do preço e o peso que isso representa para a indústria. Mencionei ainda que cada empresa decidirá o que fazer, mas assinalei que seria difícil evitar algum repasse para o preço da farinha”, pontuou Barbosa.

“De forma geral, a reunião foi positiva e construtiva. A Abitrigo continuará a fazer o acompanhamento de todas essas matérias de perto e seguirá reportando as necessidades e o cenário atual ao Ministério”, finalizou o presidente-executivo.

FONTE: DATAGRO. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

2 thoughts on “Brasil necessita ampliar produção de trigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: