Tecnologia e informação garantem melhores resultados no confinamento bovino

Compartilhar

A qualidade dos animais e a lucratividade do processo são beneficiados pelo uso de recursos tecnológicos nas fazendas

O confinamento, técnica de criação na qual os bovinos são dispostos em currais com dimensões determinadas, é um processo desafiador que, assim como outras frentes da pecuária, enfrenta obstáculos de preços, fornecimentos, qualidade e, consequentemente, eficiência. A tecnologia, aplicada direta ou indiretamente ao confinamento, é uma peça fundamental para o sucesso dessa técnica de criação em uma fazenda.

Apesar do pecuarista brasileiro ainda apresentar alguma resistência à implementação de tecnologias de gestão e manejo no confinamento, o gerente Comercial da Beckhauser, Gustavo Lazarin, avalia que aqueles que já o fazem conseguem otimizar o processo, gerando um retorno financeiro maior ao sistema pecuário.

“Existem softwares no mercado, por exemplo, que permitem a criação de uma base de dados sólida para traçar o custo-benefício da aplicação de ações voltadas à criação por confinamento. Recursos tecnológicos ajudam a quantificar e qualificar a eficiência de consumo de alimento, o desempenho dos animais, o ganho de peso e mais uma série de informações que possibilitam uma melhor gestão do confinamento e, consequentemente, uma melhor lucratividade no processo”, explica o gerente.

Segundo Lazarin, os recursos tecnológicos mais utilizados hoje em dia nos confinamentos são relacionados à gestão de dados e ao monitoramento geral das operações inseridas no confinamento, como a nutrição por exemplo. As vantagens que a tecnologia traz ao produtor rural estão ligadas à agilidade, praticidade, segurança (para os animais e para os profissionais) e eficiência dos processos, além de aumentar a produtividade da fazenda.

“Com o uso de tecnologia nas fazendas para o processo de confinamento, o pecuarista consegue antecipar operações, gerando melhor eficiência com menos custos, o que se reflete na qualidade do produto final. Aumentando o uso de tecnologia em toda a cadeia pecuária, o setor será beneficiado qualitativa e quantitativamente”, detalha Lazarin.

A Beckhauser, além de comercializar equipamentos que facilitam o dia a dia dos produtores rurais, também é uma importante voz quando o assunto é tecnologia na pecuária. Seja pelos canais de comunicação da empresa, seja pelo contato direto com o pecuarista, a Beckhauser assumiu o papel de ser uma fonte de informações e conhecimentos para o setor, principalmente no que se refere a sustentabilidade e bem-estar animal e humano, áreas que são positivamente influenciadas pela tecnologia. 

Fonte: Assessoria de Imprensa


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *