Fertilizantes minerais prometem potencializar produtividade

Fertilizantes minerais prometem potencializar produtividade

Compartilhar

Com tecnologia nacional, novos fertilizantes minerais prometem potencializar produtividade.

Agron Home

Veja também: Linhagens de mosca-da-haste na América do Sul

Desenvolvida pela empresa catarinense SulGesso, SulfMaiS e Impacto S conta com tecnologia para fertilização de enxofre no sistema de produção.

Frente aos desafios impostos dia após dia no campo, e a necessidade de produzir cada vez mais sem aumentar a área plantada e de forma sustentável, os produtores precisão muito contar com a ajuda da tecnologia. Para levar ao produtor essa tecnologia, empresas como a SulGesso – detentora da maior reserva de sulfato de cálcio do Sul do Brasil – desenvolveu dois novos fertilizantes minerais, com tecnologia exclusiva para auxiliar no desenvolvimento dos cultivos de inverno e verão.

Uma das novidades é o SulfmaiS. Com tecnologia granulada por compressão, esse fertilizante é a versão briquetada do principal produto da empresa, o SulfaCal, que é fonte de cálcio e enxofre solúveis na forma granulada. Nesta forma briquetada, os grânulos possuem maior densidade, sendo recomendado para aplicações a lanço, em função da balística do grânulo e seu amplo alcance no momento do lançamento na lavoura. O produto proporciona uma liberação controlada de nutrientes, para disponibilização em todo o ciclo da cultura.

Assim como SulfaCal, a opção briquetada traz às plantas benefícios no aumento do enraizamento, auxílio na descompactação química e física do solo e redução do alumínio tóxico, resultando numa lavoura saudável, mais resistente à seca e, consequentemente, com aumento de produtividade.

Outro lançamento é o Impacto S, também na forma briquetada que propõe uma solução de cálcio e enxofre nas lavouras. Os grânulos uniformes do produto atuam neutralizando o alumínio e o cobre do solo, proporcionando vigor no enraizamento e na formação de bioporos, que favorecem a infiltração de água e aeração do solo. É balanceado, com indicação para uso tanto na safra quanto na safrinha, além de ser compatível em misturas com outras matérias primas. Ambos os produtos possuem aplicabilidade em todas as culturas agrícolas.

Essas funcionalidades foram testadas e comprovadas pela Maxisolo, divisão de nutrição vegetal da SulGesso, que conta com engenheiros agrônomos, químico de materiais, mecatrônico e gestor de projetos. Esse núcleo de pesquisa e desenvolvimento da empresa também foi responsável pelo desenvolvimento da tecnologia S-Controller, que vai embarcada nos grânulos de alta densidade dos fertilizantes.

Tecnologia especial embarcada no SulfmaiS e ImpactoS

A tecnologia S-Controller de liberação foi especialmente desenvolvida para a fertilização de enxofre no sistema de produção, como explica o especialista em solo e diretor técnico da SulGesso, Eduardo Silva e Silva.

“O mecanismo S-Controller é orientado por reações entre os grânulos e a solução do solo, onde esses fenômenos controlam a liberação, principalmente do enxofre. Além disso, a tecnologia detém uma propriedade dinâmica onde a nutrição da planta e/ou o condicionamento do solo perduram até mesmo em determinados períodos de déficit hídrico. O resultado consiste em aumento de eficiência de absorção e recuperação de nutrientes, reduzindo as perdas por lixiviação”, completa Silva e Silva.

Fonte: Assessoria de imprensa SulGesso.


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *