Danos no milho foram grandes em Dourados MS

Danos no milho foram grandes em Dourados MS

Compartilhar

Danos no milho foram grandes em Dourados Mato Grosso do Sul após duas geadas consecutivas.

Agron Home

Veja também: Quando helicoverpa armigera realmente chegou ao Brasil?

Os danos registrados nas lavouras após duas geadas fortes seguidas, nas madrugadas dos dias 19 e 20 foram significativos em Dourados, no sul de Mato Grosso do Sul. Com a temperatura variando entre 0,5 e 3 graus negativos nesses dois dias, a expectativa é de que a qualidade do milho fique bem comprometida. Quem informa é o departamento técnico da Coperplan.

Conforme o engenheiro-agrônomo Ângelo Ximenes, a região já recebeu cinco geadas neste ano, contando com as registradas no final de junho, e o rendimento médio das lavouras deve ficar ainda aquém dos 2.700 quilos por hectare projetados após a estiagem, que já havia comprometido a safrinha.

Ximenes salienta que as lavouras estão nas fases de maturação (30%) e enchimento de grãos (70%). “Como o clima não ajudou, não foi possível colher em julho. Os trabalhos, que estão bem atrasados, devem iniciar em agosto”, disse.

Conforme Ximenes, diante dos efeitos da geada, a dica para o produtor é que ele antecipe ao máximo a colheita, mesmo que a umidade ainda esteja elevada, para evitar problemas ainda maiores com a formação de carunchos.

O mais recente levantamento de SAFRAS & Mercado indica que o plantio da safrinha de milho em Mato Grosso do Sul ocupou 2,136 milhões de hectares, 12,7% acima dos 1,895 milhão de hectares cultivados na temporada passada. A produção esperada é de 5,383 milhões de toneladas, abaixo dos 11,698 milhões de toneladas colhidos na safrinha 2020. O rendimento médio deve chegar a 2.520 quilos por hectare, abaixo os 4.711 quilos por hectare da segunda safra 2020.

—SIGA NAS REDES SOCIAIS —

Twitter: https://twitter.com/agrotwit

Facebook: https://www.facebook.com/PortalAgron
Instagram: https://www.instagram.com/portalagron
Youtube: https://www.youtube.com/portalagron
Grupo Telegram Agron pecuária: https://t.me/portalagron_pecuaria
Grupo Telegram Agricultura: https://t.me/portalagron_agricultura
Canal Telegram: https://t.me/portalagron
Site: https://www.agron.com.br
https://linktr.ee/Portalagron

Fonte: Arno Baasch  / Agência SAFRAS.


Compartilhar

One thought on “Danos no milho foram grandes em Dourados MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *