RTC realizará monitoramento de praga no RS

RTC realizará monitoramento de praga no RS

Compartilhar

RTC realizará monitoramento de praga no RS. Em projeto inédito, RTC realizará monitoramento de praga em todo o Estado.

Agron Home

Veja também: Fungicidas multissítios no controle da ferrugem asiática

RTC realizará monitoramento de praga no RS. Trabalho visa minimizar os estragos da Cigarrinha do Milho nas lavouras gaúchas.

A Rede Técnica Cooperativa (RTC), através do setor de entomologia da CCGL, deu início ao projeto de monitoramento de Cigarrinha do Milho (Dalbulus maidis) em 31 municípios do Rio Grande do Sul.

A Cigarrinha do Milho é um inseto sugador de 5 mm de tamanho, em sua alimentação na planta, além do dano direto, é vetor do complexo de enfezamento, que pode levar à perda de mais de 90 % nas lavouras de milho.

Conforme o Pesquisador da CCGL e responsável pelo setor de entomologia da CCGL, Glauber Renato Stürmer, esse trabalho visa monitorar a população de Dalbulus maidis e antecipar as recomendações de manejo mais assertivas aos agricultores e assistentes técnicos, evitando perdas potenciais nas lavouras gaúchas.

Para o Engenheiro Agrônomo da Cotripal, Edvaldo Novais a pesquisa é essencial, pois existirá um levantamento detalhado na identificação da praga em todo o estado, assim como sua ou não infecção com relação aos patógenos, facilitando as tomadas de decisões e a realização do controle da Cigarrinha do Milho.

Para mais informações sobre essa e outras pesquisas você encontra nas redes sociais da RTC e no departamento técnico das cooperativas.

Cooperativas que participam do projeto:

CCGL, Cotrisal, Cotrijal, Cotrijuc, Cotripal, Cotrisal, Coopermil, Coasa, Cooperoque, Cotribá, Coopatrigo, Agropan, Cotriel, Cotricampo, Cotrisul e Cotrisel.

Cidades envolvidas no projeto:

Cruz Alta, Três Palmeiras, Não-Me-Toque, Saldanha Marinho, Muito Capões, Passo Fundo, Júlio de Castilhos, São Gabriel, Santa Maria, Condor, Sarandi, Nonoai, Seberi, Derrubadas, Dr. Maurício Cardoso, Santa Rosa, Cândido Godói, Santo Cristo, Água Santa, Salvador das Missões, Quinze de Novembro, São Francisco de Assis, Arroio Grande, São Lourenço do Sul, São Luiz Gonzaga, Tupanciretã, Espumoso, Rio Pardo, Campo Novo, Caçapava do Sul e São Sepé.

Fonte: Assessoria de imprensa CCGL.


Compartilhar

One thought on “RTC realizará monitoramento de praga no RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *