Brincos combatem mosca-dos-chifres com eficiência, indicam tomadores de decisão de fazendas

Compartilhar

“Não sobra uma mosca no gado, que fica mais tranquilo. Não tem aquela ‘bateção de cabeça’. Ficamos muito impressionados e estamos satisfeitos”. Este é o relato de Marcelo Sousa, gerente da Fazenda Vale Verde, em Cristalândia (TO). Lá, a mosca-dos-chifres representava um grande desafio para o rebanho de corte.

O problema no manejo do parasita (Haematobia irritans) começou a mudar quando a equipe da propriedade passou a investir em brincos mosquicidas que associam os princípios ativos Fipronil e Diazinon. Essa tecnologia ajuda a evitar prejuízos a pecuária brasileira de até R$ 1,6 bilhão por ano com a mosca-dos-chifres, segundo estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Em Rondonópolis (MT), o gerente Douglas Cruz, da Fazenda Talismã, também constata benefícios com a aplicação do brinco mosquicida no rebanho. “Inicialmente, [o brinco] foi colocado em 100 novilhas prenhas. Havia uma infestação considerável de mosca-dos-chifres. Foi perceptível a rápida diminuição em aproximadamente 30 dias”, conta.

Tanto em Rondonópolis quanto em Cristalândia o brinco escolhido pelos gerentes das fazendas foi Fiprotag 210, lançado em maio pela Vetoquinol Saúde Animal – uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo. Com formulação exclusiva de fipronil com diazinon, a inovação oferece carência zero para abate e para produção de leite.

Dono de 3 mil cabeças na Fazenda Santa Maria, em Caçu (GO), Francisco Esteves Rubinho Netto descreve que “onde foi aplicado o brinco Fiprotag 210 houve expressiva diminuição na infestação das moscas”. Além do rápido controle do inseto, o produto garante a proteção dos animais por até 210 dias.

Fiprotag também levou benefícios a São José do Xingu (MT). “Sou uma pessoa que gosta muito de inovação e acredito no produto. A equipe da Vetoquinol teve um grande desafio, pois as vacas paridas estavam com muitas moscas”, afirma Jair Moises Arndt, Fazenda Candeia, que trabalha com cria, recria, engorda e leite.

“O resultado foi surpreendente, fiquei bastante satisfeito com o que eu pude constatar. Tudo leva a crer que esse produto revolucionará o mercado”, complementa Jair Arndt. Seus colegas de Caçu, Rondonópolis e Cristalândia são unânimes em concordar com essa afirmação: Fiprotag 210 é fundamental contra a mosca-dos-chifres.

Infestações são prejuízo certo

A mosca-dos-chifres incomoda os bovinos – sejam de corte ou de leite – em razão das picadas dolorosas. Uma única fêmea do inseto pode atacar um animal mais de 40 vezes por dia, deixando o rebanho irritado, o que promove uma interferência negativa na produtividade.

“Pesquisas indicam que este parasita, que afeta cada vez mais e de maneira mais intensa os bovinos no país, pode causar perdas de até 40 kg de peso vivo e 20% na produção de leite, além da desvalorização do couro”, comenta Humberto Moura, gerente de produtos de animais de produção da Vetoquinol.

Moura ressalta que “o tratamento com a aplicação de um brinco Fiprotag 210 por animal, na parte central do pavilhão auricular, tem-se o efeito inseticida esperado: a mosca-dos-chifres deixa de ser preocupação para os pecuaristas, que minimiza os manejos para o controle do parasita, permitindo que o rebanho possa expressar seu potencial”.

Sobre a Vetoquinol – Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.372 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). A Vetoquinol conta com SAC formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita – 0800 741 1005. Site: www.vetoquinol.com.br


Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *