Estudos científicos comprovam eficácia de Forcyl no combate à mastite e às doenças respiratórias em bovinos

Compartilhar

Pesquisas demonstraram excelentes resultados como o antibiótico composto por marbofloxacina injetável com tecnologia exclusiva da Vetoquinol Saúde Animal

Pesquisas científicas destacam a eficácia do princípio ativo marbofloxacina como antibiótico para o tratamento de mastite aguda no gado leiteiro e da Doença Respiratória Bovina (DRB) no rebanho bovino em regime de confinamento. Esse ingrediente ativo está presente na composição de Forcyl, antibiótico com tecnologia exclusiva da Vetoquinol Saúde Animal, uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo.

Erik Grandemange e colaboradores realizaram um estudo que avaliou em condições práticas a eficácia e a segurança da marbofloxacina com tecnologia Vetoquinol usada em tratamento de administração única a vacas leiteiras com mastite aguda. 

“A pesquisa identificou taxa de sucesso de 86% com a marbofloxacina, utilizando Forcyl em dose única administrada por via intramuscular, assegurando também sua segurança e eficácia para o tratamento de mastite aguda, principalmente aquelas causadas por E. coli“, destaca Guilherme Moura, gerente técnico de bovinos da Vetoquinol. “O Forcyl em dose única foi comparado com um produto a base de danofloxacina, este tendo eficácia inferior, mesmo com a aplicação de duas doses no mesmo animal”.

A mastite é o principal desafio sanitário dentro da atividade leiteira. A enfermidade pode representar redução de até 40% na produção de leite das vacas infectadas. “O produtor precisa ficar atento a sinais apresentados pelas vacas, como alterações no leite, além de inchaços e vermelhidão nos tetos – características da mastite clínica leve e moderada. Porém, quando ocorre a mastite aguda, na qual o animal apresenta uma infecção generalizada, além das alterações no leite e teto, existe o risco de o animal morrer e, assim, o prejuízo é enorme com a perda do maior bem do produtor, a vaca. Portanto, toda a atenção é necessária”, ressalta Moura.

Tecnologia Vetoquinol contra a Doença Respiratória Bovina (DRB)

Em outro trabalho, Grandemange e colaboradores avaliaram 107 animais com marbofloxacina com tecnologia Vetoquinol e 100 com tratamento alternativo com florfenicol em fazendas da França, Alemanha e Itália.

Nesse estudo, os animais foram avaliados em seis dias por um médico veterinário que desconhecia o tratamento administrado a cada animal. A partir dessa metodologia, verificou-se taxa de sucesso de superior com o uso de Forcyl no tratamento de Doença Respiratória Bovina, além de tendência de recuperação mais rápida nos animais tratados com marbofloxacina de tecnologia Vetoquinol, quando comprado ao tratamento comparado.

“Com eficácia e segurança comprovadas, Forcyl é um importante aliado do bem-estar animal, da rentabilidade da pecuária e do uso racional de antibióticos. Com injeção única, essa terapia utiliza bactericidas com dose elevada, que cura rapidamente o animal com o mínimo tempo de exposição ao antibiótico”, reforça Antônio Coutinho, gerente de produtos de animais de produção da Vetoquinol.

Forcyl é indicado para o tratamento de infecções respiratórias causadas por Pasteurella multocida e Mannheimia haemolytica em bovinos. Especificamente para as vacas em lactação, é recomendado para tratamento da mastite aguda, em especial a causada por Escherichia coli. O período de carência também é benéfico para o produtor: apenas cinco dias para o abate e dois dias para a produção de leite.

Sobre a Vetoquinol – Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.372 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). A Vetoquinol conta com SAC formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita – 0800 741 1005. Site: www.vetoquinol.com.br


Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *