Presidente da aprosoja defende mudança na classificação dos grãos

Presidente da aprosoja defende mudança na classificação dos grãos

Compartilhar

Presidente da aprosoja defende mudança na classificação dos grãos. Forma de classificação e preço de comercialização dos grãos poderá ser mudados.

Agron Home

Veja também: O elevado potencial de infestação e difícil controle do caruru (Amaranthus hybridus)

Presidente da aprosoja defende mudança na classificação dos grãos

O novo presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja – Aprosoja Brasil, Antônio Galvan, pretende mudar o forma como é classificado o grão e também garantir o preço na comercialização. “A forma de classificar grãos nós não vamos mais aceitar, custe o que custar. Agora nós estamos embasados cientificamente no trabalho. Este trabalho mostra que esse grão avariado de soja não tem nada lá dentro de estragado, não tem nada lá que não seja aproveitado.“, afirma… O presidente ainda completa dizendo que este grão deve ser pago ao produtor, que já conta com prejuízos pelo fato da perda de peso nas avarias.

A classificação de grãos é o ato de determinar as qualidades extrín- secas e intrínsecas de um produto vegetal, de seus subprodutos e resíduos de valor econômico, com base em padrões oficiais do Mapa, ou seja, é a identificação de um produto em grupo, classe e tipo, de acordo com a qualidade.

A classificação de grãos é um processo que fiscaliza a qualidade dos produtos vendidos pelo produtor a uma cooperativa, cerealista, trading ou indústria. Se o grão de soja não estiver de acordo com parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, o agricultor pode ter o desconto no pagamento da carga.

O produtor rural Antonio Galvan, de Mato Grosso, é o novo presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja – Aprosoja Brasil. Ele foi empossado juntamente com a nova diretoria para o triênio 2021/2024, que conta também com o vice-presidente José Sismeiro, da Aprosoja Paraná, e representantes de 14 estados. Galvan foi eleito em março por aclamação e substituirá a Bartolomeu Braz Pereira, que liderou a entidade entre 2018 e 2021.

O novo presidente, Antônio Galvan, tomou posse na noite da terça-feira (20) de abril, em solenidade transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da instituição.

Por: Equipe Agron.


Compartilhar

3 thoughts on “Presidente da aprosoja defende mudança na classificação dos grãos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *