Com avaliação da ANCP, Embrapa Cerrados dá início ao 25º Teste de Desempenho de Touros Jovens

Compartilhar

No último dia 15 de junho teve início o 25º Teste de Desempenho de Touros Jovens Embrapa Cerrados e AGCZ (Associação Goiana dos Criadores de Zebu) das raças Nelore, Nelore Mocho e Brahman, que conta com a avaliação genômica da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores).

Os animais foram pesados no Centro de Desempenho Animal da Embrapa Cerrados, em Santo Antônio de Goiás (GO), onde participarão da prova a pasto por 294 dias. O peso médio de entrada da raça Nelore foi de 264 kg e do Brahman, 250 kg. Ao final, os touros Superiores e Elite irão para a prova de eficiência alimentar.

Mais de 190 animais de 40 fazendas em seis estados da federação participam dessa edição da prova. Acompanharam o início dos trabalhos o pesquisador da Embrapa Cerrados e 2º vice-presidente da ANCP, Cláudio Magnabosco, o presidente da AGCZ, Gilberto Marques Neto, e o presidente da SGPA (Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura) e diretor da AGCZ, Eurico Velasco.

Gilberto Marques, que também é criador e tem animais participando do teste, explica que a AGCZ e a Embrapa disponibilizam aos criadores de diferentes raças zebuínas a oportunidade de participarem de uma prova rigorosa, que é concluída com a oferta de touros de excelência, os quais são ofertados no LeiloShopping. “A avaliação genômica dos programas faz com que esses animais sejam valorizados e acabem sendo escolhidos por centrais e criadores exigentes”, ressalta.

Para Cláudio Magnabosco, o reconhecimento do pecuarista brasileiro tem prestigiado a tradicional prova, que conta com a parceria da ANCP há 22 anos. “Juntos, Embrapa Cerrados, AGCZ e ANCP, com a homologação da ABCZ, oferecemos um instrumento único de avaliação no bioma cerrado”, finaliza.


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: