Pecuarista afirma: tratamento rápido contra infecções evitou perdas de até uma arroba por bovino ao mês - Agron Agronégocios Online

Pecuarista afirma: tratamento rápido contra infecções evitou perdas de até uma arroba por bovino ao mês

Compartilhar

A ocorrência de diarreia bovina é recorrente nas fazendas, sejam de corte ou leite. Enfermidade importante, ela gera perdas significativas para os produtores. Suas causas são variadas, mas a redução da imunidade torna os animais ainda mais suscetíveis a esse e outros problemas sanitários. Ter ao alcance as melhores opções de tratamento garante maior eficácia e ajuda a evitar prejuízos. O pecuarista Wemerson França Almeida, proprietário da Agropecuária Almeida (TO), informa que trabalha há quatro anos com o antibiótico associado a anti-inflamatório Acura® Max, da Vetoquinol Saúde Animal, uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo. “Desde que levei o produto para a região, tenho utilizado com sucesso para combater diversas enfermidades”, diz.

Wemerson tem rebanho de 10 mil cabeças de corte e 2 mil vacas de leite. Segundo o pecuarista, a diarreia é a mais comum dentre as patologias que ocorrem na fazenda. “Quando o problema surge, a ação precisa ser rápida. O primeiro passo é separar os animais infectados dos demais, para garantir que a transmissão seja controlada. O segundo passo é a aplicação do Acura® Max”.

“Nossa região é muito quente e é comum ocorrer casos de diarreia bovina. É uma doença fatal e Acura® Max soluciona o problema em horas. Se não forem tratados, os animais morrem geralmente em dois dias”, explica Wemerson.

No caso dos bezerros de leite, o prejuízo pode chegar a “R$ 2 mil reais por cabeça”, conta o produtor. Já no caso de animais de corte, o custo por animal perdido pode ser ainda maior. A infecção torna o animal apático, sem se alimentar corretamente, acarretando na perda de peso e estresse, o que afeta a rentabilidade e a qualidade da carne, quando o caso não é fatal.

Apesar dos cuidados no manejo, diversos fatores desencadeiam a diarreia, levando os bovinos a perder peso e ficar mais suscetível a outras patologias. Nesse sentido, Acura® Max ajudará no combate a várias dessas doenças, devido ao seu amplo espectro e à sensibilidade de várias bactérias ao seu princípio ativo, Ceftiofur.

Anuncio congado imagem

Wemerson Almeida destaca que já presenciou casos assim em sua fazenda e o prejuízo poderia ter sido ainda maior se não agisse rápido. “O animal estava debilitado há algum tempo e não engordava mais. Depois do uso de Acura® Max, em dez dias vimos a diferença. A infecção acabou e em 30 dias ele estava em excelente estado”, relata. “Nesse período, se não tratado, a perda é muito grande e pode passar de uma arroba por animal.”

Combate eficaz a infecções

Demorar para agir ou escolher tratamentos ineficazes pode representar alto custo para a pecuária de corte e leite. Afinal, para cada dia de tratamento, perde-se um dia de produção em média – seja em ganho de peso ou na produção de leite. Os pecuaristas buscam soluções para ação cada vez mais rápida e eficaz, minimizando as perdas e potencializando a saúde do rebanho, para que os bovinos alcancem seu máximo potencial produtivo.

“Acura® Max é uma solução definitiva para o tratamento de infecções no rebanho bovino. A solução é composta por um antibiótico e um anti-inflamatório, eficaz em dose única, proporcionando menos manejo, consequentemente menos estresse dos animais e mais praticidade, realmente um amigo do peão”, afirma Antônio Coutinho, gerente de produtos de animais de produção da Vetoquinol. “Além disso, o medicamento tem quatro anos de validade, o que racionaliza os custos e a mão-de-obra das propriedades, sem deixar de lado a segurança e a eficácia do tratamento.”


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!