Menos leite: como uma mosca de 2 mm pode reduzir a produção das vacas em 20%

Compartilhar

A mosca-dos-chifres é um dos parasitas que mais promove prejuízos ao pecuarista, atacando os rebanhos leiteiros e de corte de todo o Brasil. Uma única fêmea da mosca pode promover 40 picadas dolorosas por dia. Esses ataques incessantes prejudicam o bem-estar, produtividade e a saúde das vacas, representando um grave risco para a produção leiteira: sem controle, pode representar perdas de até 20% na produção. “Com base na produção leiteira atual do país, que segundo o IBGE é de 34,9 bilhões de litros de leite, a infestação da mosca-dos-chifres poderia causar a perda de mais de 6 bilhões de litros por ano, prejuízo equivalente a mais R$ 10 bilhões”, destaca o médico veterinário Humberto Moura, gerente de produtos de animais de produção da Vetoquinol Saúde Animal, uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo.

A mosca-dos-chifres, cujo nome científico é Haematobia irritans, é pequena no tamanho (mede entre 2 e 4 milímetros), mas seu impacto negativo pode ser decisivo para o sucesso de uma fazenda leiteira. Disseminada em todo o território nacional, irrita as vacas durante todo o seu ciclo de parasitismo, que varia de 3 a 7 semanas.

“A mosca-dos-chifres causa muito estresse nos animais e prejudica consideravelmente o bem-estar, produtividade e a saúde das vacas em lactação. Além das perdas em produtividade no leite, os bezerros de vacas com infestação são afetados com baixo peso a desmama e pela transmissão de doenças, como a anaplasmose”, afirma Humberto Moura.

Para auxiliar o produtor de leite a vencer a mosca-dos-chifres, a Vetoquinol desenvolveu uma nova geração de brinco mosquicida: Fiprotag 210, que possui formulação inovadora com associação exclusiva dos princípios ativos Fipronil e Diazinon, oferece proteção por até 210 dias, com carência zero para produção de leite (e também para o abate), com excelente relação de custo e benefício para os produtores.

Humberto Moura reforça que Fiprotag 210 foi desenvolvido para favorecer a rápida ação e dar proteção prologada, deixando o gado limpo, protegido e pronto para sua vida produtiva. “Com a aplicação de um brinco por animal, na parte central do pavilhão auricular, tem-se o efeito inseticida esperado: a mosca-dos-chifres deixará as vacas em paz, e o produtor ganhará em produtividade com o controle da mosca e com o benefício do descarte zero, o que significa mais dinheiro no bolso”.

Anuncio congado imagem

Sobre a Vetoquinol – Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.372 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). A Vetoquinol conta com SAC formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita – 0800 741 1005. Site: www.vetoquinol.com.br


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!