NRF 2022: três conceitos que vão dominar o varejo

Compartilhar

Diretor da Linx e curador do principal evento do varejo, Tiago Mello analisa temas de destaque na feira

Marcando o retorno presencial do maior evento de varejo do mundo, a 112ª edição do Retail’s Big Show, conhecido aqui no Brasil como NRF (National Retail Federation), trouxe grandes tendências e cases de sucesso do setor. O evento que aconteceu de 16 a 18 de janeiro, em Nova Iorque, contou com cerca de 750 expositores e mais de 500 palestras, e os executivos da Linx, empresa líder e especialista em tecnologias para o varejo, estiveram presentes acompanhando os três dias da feira.

Tiago Mello, Diretor de Produtos da Linx Digital e um dos curadores do evento, afirma que a discussão entre online e físico deixa de existir para dar lugar a harmonização entre estes mundos, ou seja, eles precisam conversar. “Kate Ancketill, CEO da consultoria inglesa GDR Creative Intelligence, foi precisa ao afirmar em sua palestra Retail Trends 2022, que o futuro do varejo não será somente on-line e que o físico terá função simbiótica. E ela não poderia estar mais correta, o conceito binário de varejo que conhecemos cada vez mais deixa de existir, para que o varejo digital passe a ser a essência do setor, independente de canal”, disse. O executivo também apontou três pontos importantes para os varejistas ficarem de olho.

1 – O tal do Metaverso

Ainda que cercado de muitas incógnitas, o tema permeou quase todas as discussões da NRF 2022 e, sem dúvidas, foi o principal assunto do ano, abordando o que está acontecendo, o que pode acontecer e, principalmente, como o varejo pode se transformar a partir deste conceito. “Como bem disse a palestrante Emma Chiu, líder da Wunderman Thompson, sabe-se tanto sobre o metaverso quanto sabíamos sobre a internet nos anos 90, no entanto, já existem marcas habitando este ambiente, como os cases apresentados da NikeLand e da Ralph Lauren, que já desenvolve roupas no metaverso para serem experimentadas virtualmente pelos clientes, antes de irem à loja, por exemplo”, relatou Mello. O diretor ainda afirmou que este novo mundo ainda “embrionário” já gera milhões e milhões de dólares e que, segundo estudo realizado pela Bloomberg Intelligence Unit., este mercado movimentará 800 bilhões de dólares até 2024.


2 – Combinação do ESG

As discussões de boas práticas ESG (sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança) vem ganhando cada vez mais força nos últimos anos e não foi diferente nesta NRF, que também apresentou exemplos claros de iniciativas que já vem sendo feitas. Mello afirma que as marcas precisam estar atentas a economia circular e dar muita importância à consciência sustentável dos consumidores. “O grande impulso nesta área vem da geração Z, mais sustentável e adepta ao consumo verde. Fechar os olhos para isso pode causar sérios problemas, uma vez que nos próximos 10 anos, a soma da geração Z com a geração Alpha, representará 50% dos consumidores ativos, segundo dados apresentados na NRF”, relatou.

3 – Mercados de bairro

Para finalizar, outro aspecto bastante falado foi a crescente entrada das grandes marcas nos mercados de bairro. A palestra de Lee Peterson, da WD Partners, trouxe o conceito da cidade de 15 minutos, cidade cuja função será trazer para perto do trabalhador, que passará mais tempo em casa em razão da nova configuração de trabalho, tudo o que ele precisa fazer em não mais que 15 minutos, o que inclui, obviamente, o comércio. “A partir da nova realidade de trabalho remoto, em que as pessoas passam muito mais tempo em casa, o varejo local irá criar laços mais fortes com estes consumidores. Na verdade, essa descentralização do varejo já é algo que vem acontecendo, sobretudo aqui no Brasil. É nítido o potencial que os mercados de bairro, ou como chamamos na Linx, mercados de proximidade, passaram a ter durante a pandemia. E continuarão tendo, porque são oportunidades para marcas que não são locais se tornarem  locais”, finalizou o executivo.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!