Citricultura Sustentável passa a receber apoio de programa com 14 anos de história

Compartilhar

O Programa Aplique Bem, idealizado pelo Instituto Agronômico (IAC) e desenvolvido em parceria com a UPL, é apoiador do conjunto de ações do projeto “Citricultura Sustentável”. A iniciativa, do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), incentiva a produção responsável de alimentos, equilibrando segurança alimentar e preservação ambiental nas regiões produtoras de citros.

“Por meio dessa parceria, temos potencializado a missão do Aplique Bem, que é treinar gratuitamente funcionários de empresas agrícolas sobre a correta aplicação de defensivos agrícolas em diferentes culturas”, afirma Cláudia Barreto, gerente de Stewardship da UPL Brasil. “O Fundecitrus tem nos auxiliado na identificação de regiões onde esses treinamentos são necessários e podem ser realizados.”

Apenas no ano passado, a parceria entre Aplique Bem e Fundecitrus resultou em treinamentos nas cidades de Aguaí, Angatuba, Arandu, Avaré, Capão Bonito, Itapira, Pirajuí, São Pedro do Turvo e Tambaú – todas no Estado de São Paulo. Com o início da pandemia, o cronograma e o formato dos cursos foram alterados, para respeitar as medidas de segurança sanitárias de prevenção à Covid-19.

Essa missão continuará no âmbito do projeto Citricultura Sustentável, que busca aumentar a sustentabilidade na cadeia de produção – pilar fundamental da UPL no Brasil, refletido no Aplique Bem. “O projeto ‘Citricultura Sustentável’ difunde as boas práticas agrícolas já adotadas e apoia pequenos e médios produtores”, destaca o presidente do Fundecitrus, Lourival Carmo Monaco.

Entre as primeiras ações do projeto “Citricultura Sustentável”, está uma série documental. Com o título “Água”, o conteúdo é dividido em cinco episódios. De acordo com o Fundecitrus, por meio de fontes respeitadas no universo científico e de histórias de pequenos e médios citricultores, o documentário trata da importância estratégica e econômica da água para a viabilidade da vida.


Programa Aplique Bem

Com 14 anos e cerca de 73 mil pessoas treinadas, o modelo adotado pelo Aplique Bem é inédito no Brasil. O programa conta com cinco laboratórios itinerantes – batizados de tech móveis. Quatro deles percorrem todo o território nacional, enquanto um veículo destina-se exclusivamente à chamada Pesquisa Participativa, desenvolvida no circuito das frutas do interior do Estado de São Paulo.

“Em vez de levarmos os agricultores e funcionários para a sala de aula, levamos a sala de aula até eles. Esse modelo de treinamento não só aumenta a participação dos trabalhadores como permite a prática para melhor fixação do aprendizado”, afirma o doutor em agronomia Hamilton Ramos, pesquisador científico do Centro Avançado de Pesquisa em Engenharia e Automação (CEA), do IAC, e coordenador do programa.

De acordo com o pesquisador, as turmas pequenas são uma estratégia para não comprometer a qualidade do conteúdo. E o resultado tem sido tão positivo que os treinamentos gratuitos já foram “exportados” com êxito para Colômbia, México, Vietnã, Burkina Faso, Costa do Marfim, República do Mali e Gana, num importante serviço técnico prestado à agricultura, aos produtores rurais e à sociedade.

“O Aplique Bem leva conhecimento ao campo para melhor uso da tecnologia e uso racional de defensivos agrícolas, contribuindo para a produção de alimentos seguros e de qualidade, otimizando a produção e diminuindo gastos, além de proporcionar mais segurança para quem aplica e menos impactos ao meio ambiente”, reforça Cláudia Barreto, que é formada em engenharia química.

Os benefícios do programa Aplique Bem vão além da aplicação correta dos defensivos agrícolas. Afinal, trabalhadores bem treinados utilizam equipamentos de proteção (EPIs) de forma correta e fazem as aplicações adequadamente, inclusive com as máquinas de aplicação bem reguladas. Assim, toda a cadeia da produção de alimentos é beneficiada: do campo à mesa do consumidor final.

Empresa amiga do citricultor

A UPL – uma das quatro maiores empresas de soluções agrícolas do país – também faz parte do programa “Empresa Amiga do Citricultor”, do Fundecitrus. Por meio de um acordo de cooperação, a companhia de origem indiana auxilia na geração de conhecimento sobre o setor, por meio de pesquisas e tecnologias sobre pragas e doenças e aumento de produtividade, bem como a partir de eventos técnicos.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!