Chuvas do final do ano favorecem ocorrência de problemas nos cascos de equinos

Compartilhar

Da primavera até o fim do verão, o clima na maior parte do país é marcado pelas chuvas e altas temperaturas. Esses fatores impactam o bem-estar dos cerca de 6 milhões de equinos do país – dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O excesso de umidade nos locais onde ficam os animais pode contribuir para o desenvolvimento de problemas no casco, por exemplo”, relata Antônio Coutinho, gerente de produtos para equinos da Vetoquinol Saúde Animal.

De acordo com Coutinho, infecções nos cascos representam um importante problema. Por isso, não se pode ignorar seus efeitos para a saúde dos cavalos, em especial os atletas. “Animais que participam de competições ou longas caminhadas quando apresentam problemas nos cascos perdem eficiência e podem ficar por semanas e até meses afastados das atividades. Mais do que um impacto no bem-estar dos equinos, trata-se de um impacto econômico para os criadores”, ressalta Antônio Coutinho.

A manutenção correta dos cascos, prevenindo doenças, pode ser alcançada pela suplementação adequada, com ração balanceada e ajustada às necessidades nutricionais dos animais. Além disso, oferecer água de qualidade à vontade também é uma prática necessária. Entre os nutrientes que beneficiam os cascos, estão zinco, manganês, selênio e biotina – e também a DL-metionina, fonte orgânica de enxofre.

“Esses nutrientes estimulam a produção de queratina, proteína que fortalece os cascos. Eles sofrem alterações visíveis quando há baixa ingestão desses nutrientes. A suplementação com esses elementos auxilia diretamente a hidratação dos cascos e beneficia a recuperação entre os ferrageamentos. A oferta periódica também evita quebras nos cascos, facilita cicatrizações, tornando os animais mais resistentes a lesões, ocorrência comum nos períodos de chuva”, diz o especialista da Vetoquinol.

Com o objetivo de auxiliar os criadores de equinos no período de calor e umidade, a Vetoquinol – uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo – desenvolveu Kerabol®, solução que contém os nutrientes essenciais para a saúde dos cascos. O produto – cientificamente testado e com eficácia comprovada – faz parte da linha Equistro®, líder e referência global na suplementação nutricional para equinos, com 35 anos de presença no mercado.

“Kerabol® possui nutrientes na forma líquida e biologicamente ativos com elevada biodisponibilidade e eficiência. O suplemento nutricional está disponível nas principais revendas especializadas em frascos de 1 litro. A recomendação é de dosagem de 10 ml por dia para cavalos com até 500 quilos ou 15 ml/dia para animais acima desse peso. A solução pode ser adicionada tanto à ração como à água ou, ainda, ser administrado por meio de um aplicador oral, o que é fácil para quem aplica e não causa estresse no equino”, finaliza o gerente de produtos da Vetoquinol.

VÍDEO – Vetoquinol completa 10 anos no Brasil: https://youtu.be/OECpa4y1tKE

Sobre a Vetoquinol – Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.372 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). A Vetoquinol conta com SAC formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita – 0800 741 1005. Site: www.vetoquinol.com.br


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *