E se faltasse batata no prato dos brasileiros?

Compartilhar

Por Florindo Orsi, engenheiro agrônomo especialista em marketing e coordenador de estudos regulatórios da UPL Brasil

A batata é uma das hortaliças mais importantes do Brasil – e também uma das mais amada: são 16,6 quilos consumidos per capita ao ano, de diversas formas: naturais, industrializados, fritos, assados, cozidos, sozinhos ou acompanhados. Entretanto, oferecer esse alimento em abundância e qualidade à sociedade não é uma tarefa fácil. Os desafios fitossanitários, se não enfrentados com sucesso, podem levar à perda de até 100% da produção nacional.

E essa produção não é pequena. São 3,7 milhões de toneladas colhidas anualmente no país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a falta de manejo adequado para o solo e as sementes e com deficiências no controle de insetos, fungos e plantas daninhas, certamente faltaria batata no prato dos brasileiros. E quais seriam os efeitos dessa falta do cultivo? O primeiro deles seria o aumento dos preços.

A inflação seria causada pela ausência do tubérculo diante de uma demanda alta e seria um problema também para toda a cadeia alimentícia que utiliza a batata – como as hamburguerias, por exemplo. A falta causaria um problema econômico muito mais grave, afinal, a bataticultura movimenta R$ 5,4 bilhões por ano, segundo o IBGE, sendo que a cultura está concentrada em 10 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Alguns inimigos do cultivo de batata são os fungos, que causam doenças como a requeima, a pinta-preta e a canela-preta. Entre as plantas daninhas, estão o caruru, a corda-de-viola e alguns tipos de capim. E não é só isso – ainda há os insetos, com destaque para a larva-alfinete, a traça da batata e a mosca-branca. Os desafios são reais nas principais regiões produtoras, como Minas Gerais (que detém 32% do total colhido), Paraná (20%), São Paulo (18%) e Rio Grande do Sul (12%).


Pensando em capacitar e aprimorar os conhecimentos dos produtores brasileiros, a UPL – uma das quatro maiores empresas de soluções agrícolas do país – disponibilizou gratuitamente o livro “Batata: desafios fitossanitários e manejo sustentável”, com 319 páginas de informação com alta qualidade técnica, no site https://boletimtecnico.uplbrasil.com.br/batata/. O trabalho foi coordenado por Angélica Pitelli Merenda, doutora em agronomia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Cada um dos 13 capítulos é assinado por pesquisadores e colaboradores do grupo CRIAR, um grupo voluntário de especialistas mantido pela UPL para fomentar o compartilhamento de conhecimentos e discutir pontos relevantes da agricultura nacional. Cada um desses autores são importantes consultores da cadeia e especialistas com grande vivência na cultura no Brasil. Na obra, eles abordam a implantação da cultura, a ecofisiologia da batata, bactérias, fungos, viroses, nematoides, potato spindle tuber viroid (ou viróide do tubérculo afilado da batata, em tradução livre), ervas daninhas, insetos e mercado.

Até o lançamento, não havia nenhuma publicação atualizada no mercado com esse foco. Assim, com essa importante obra e o apoio dos 12 membros do Grupo Criar, a UPL se propõe a investir em inovações que beneficiem a produção sustentável de alimentos, beneficiando não apenas o ciclo agrícola, que pode produzir mais e ter maior rentabilidade, mas também a sociedade brasileira, que terá mais alimentos, com qualidade maior e preços acessíveis.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!