NOVUS® parabeniza todos os médicos veterinários

Compartilhar

Uma homenagem dos médicos veterinários NOVUS® para todos os profissionais que exercem esta importante função

9 de setembro é uma data muito significativa para a NOVUS®, isso porque marca o dia de comemorar todos os esforços e dedicação dos médicos veterinários, profissionais que, dentro do segmento de negócio de atuação da global, a cadeia de produção de proteína animal, são atores importantes nesta cadeia de valor participantes da missão de levar alimentos saudáveis, seguros e em abundância para milhares de mesas do Brasil, país considerado pela FAO/ONU (Food and Agriculture Organization) como produtor mundial de alimentos e gerações futuras.

Para esta homenagem, os médicos veterinários da NOVUS®, a cargo desta empreitada, expressam suas visões sobre a profissão e parabenizam seus pares nesta data significativa para companhia e sociedade.

O Gerente Sênior de Contas-Chave LAS da NOVUS®, Juan Ruiz detalha sua visão a respeito da profissão. “Somos responsável por várias etapas na cadeia de produção de proteína animal, afim de assegurar a qualidade do produto que será destinado para consumidor final. Além do trabalho nos cuidados com animal em clínicas/hospitais veterinários atuamos também em áreas como a pesquisa, ensino, extensão, nutrição, sanidade, manejo, genética, laboratórios, inspeção, qualidade na indústria de alimentos entre outras áreas”.

A Gerente Sênior de Serviços Técnicos LAS, Débora Reolon, lembra do orgulho de ser médica veterinária. “Somos muito importantes para a garantia do bem-estar, não somente dos animais, mas dos seres humanos por meio da produção de alimentos”, define.

Pelo lado da produção de forma sustentável, conduta ilibada e uma das principais bandeiras do Brasil, Oscar Morales, Especialista de Vendas Sênior da multinacional para a Região Sul do Brasil, veterinário formado pela UFSM em 2006, com mestrado em Ciências Veterinárias pela UFRGS com ênfase em fisiopatologia da reprodução resume a importância da profissão: “somos parte ativa da cadeia produtiva de proteína animal, focados na melhora de índices zootécnicos e saúde dos rebanhos, visando a rentabilidade ao produtor e orientado pelas normas de bem-estar animal é de fato uma nobre missão”, considera.

E em tempos de pandemia, o médico veterinário formado pela FCAV/Unesp (Jaboticabal-SP) e Gerente de Serviços Técnico LAS da NOVUS®, Fabio Zotesso, lembra que nunca houve tanta lucidez sobre a importância de abordar saúde pública como uma ótica multidisciplinar. “E nesse contexto a medicina veterinária tem um papel importantíssimo. Ela vai muito além do bem-estar do nosso animal de estimação, pois dela depende as políticas públicas de controle de zoonoses, a segurança alimentar de produtos de origem animal, a biosseguridade dos nossos plantéis e rebanhos, o emprego de tecnologias para melhoria da produtividade animal com sustentabilidade ambiental, dentre outros”, avalia.

O Gerente de Marketing para Avicultura Américas da NOVUS®, Ricardo Teles, recorda uma frase que, na sua avaliação, nunca foi tão atual: “Há uma famosa frase atribuída a Luis Pasteur que ilustra muito bem a abrangência da profissão: ‘A medicina cura o homem; a medicina veterinária cura a humanidade’”. 

De acordo com Ricardo, ao transportar essa ideia para o contexto atual, onde se tem falado cada vez mais do conceito “One Health”: saúde animal/humana/ambiental -, faz muito sentido. “Especialmente quando lembramos que além de cuidar daqueles que hoje são considerados parte da nossa família (os Pets), o veterinário também atua diretamente em praticamente toda cadeia de produção de proteína animal (carne, leite, ovos e derivados). Isso está relacionado diretamente à segurança alimentar e ao desafio de garantir o fornecimento de proteína animal de qualidade, seguro, de maneira acessível e apoiado em práticas sustentáveis para a crescente população mundial”, completa. 

“Como médicos veterinários dentro de uma multinacional que aglutina uma série de outras formações profissionais, contamos com soluções – produtos e programas – que reforçam a nossa atenção com sustentabilidade da cadeia de produção animal”, inclui o Gerente de Vendas para o estado de Minas Gerais e região Nordeste, Marcone Silva e Ricardo Teles completa: “A Novus acredita na diversidade e complementariedade de perfis entre as diferentes áreas do conhecimento. Temos muitos representantes dessa profissão em nossa equipe que atuam em conjunto com colegas de outras áreas, sempre com um objetivo comum guiado pelas necessidades de nossos clientes para contribuir para a demanda futura”.


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *