Ferramentas tecnológicas para o controle da redução de contaminação da água de bebida

Compartilhar

Diversos fatores podem afetar o desempenho de frangos, entre eles a qualidade da água de bebida

O Gerente do Departamento de Serviços Técnicos Novus – LAS, Flavio Longo

Elemento essencial para a manutenção da vida, a qualidade da água de bebida é um fator importante para a produção avícola. O armazenamento, distribuição, fornecimento, temperatura e qualidade são fatores preponderantes para consumo e, consequentemente, desenvolvimento zootécnico das aves. “Contudo, mesmo sabendo da importância da água, é importante levar em consideração que ela é também um veículo condutor de agentes causadores de doenças capazes de impactar negativamente os resultados zootécnicos e econômicos nas granjas”, insere o Gerente do Departamento de Serviços Técnicos Novus – LAS, Flavio Longo.

Para o suporte a este desafio específico, a Novus conta com o Activate WD Max, um eficiente acidificante de água de bebida e do trato gastrintestinal superior dos animais que promove a redução de forma eficaz da presença de bactérias patogênicas. “Activate WD Max é uma mistura concentrada (89% ácidos totais) de ácidos orgânicos na forma líquida, especialmente formulado para reduzir a contaminação da água de bebida. A combinação dos ácidos orgânicos (fórmico e propiônico) com o HMTBa (metionina hidroxi-análoga) assegura uma ação sinérgica entre os mesmos e maximiza suas propriedades bactericidas. Seu efeito higienizante da água de bebida e o reforço da barreira ácida do trato gastrintestinal superior reduz a capacidade de micro-organismos patogênicos penetrarem pela membrana dos mesmos. Além disso, a redução do pH da água cria um meio inadequado para o crescimento e disceminação das bactérias nocivas. A dosagem flexível do Activate WD Max busca atingir um pH próximo de 4, que elimina as bactérias patogênicas do trato gastrintestinal superior, reforçando a barreira natural que se dá através do ácido clorídrico secretado pelo estômago dos animais”, informa Flavio. 

Gustavo Carneiro, Gerente de Programas e Soluções Americas.

Um tema recorrente dentro da avicultura atual e que na sua avalição merece atenção. “Sabemos que ao longo de sua vida um frango poderá consumir aproximadamente oito litros de água e por ser um recurso finito devemos fazer nossa parte de forma sustentável. Portanto, contar com ferramentas capazes de auxiliar as produções, com a finalidade de evitar perdas econômicas que possam ocorrer via contaminações por micro-organismos – vírus, bactérias e protozoários – ou mesmo compostos tóxicos é uma atenção da equipe técnica da Novus junto aos nossos clientes visando sempre a melhoria da integridade intestinal das aves de suas granjas”, salienta Gustavo Carneiro, Gerente de Programas e Soluções Americas.

“Esta é mais uma ferramenta estratégica do nosso portfólio de soluções e presente também no Programa Balance”, lembra Gustavo que continua: “programa que conta com um conjunto de ações direcionados para as granjas avícolas visando apoiar os produtores nos seus desafios internos intrínsecos à produção e os externos por meio de ações sustentadas em quatro grandes pilares: o Diagnóstico Inicial, Estratégia Nutricional Adequada, Aderência de Serviços Oferecidos e Monitoramento Constante no time técnico Novus. Conceitos, soluções e ações Novus à serviço da avicultura nacional.”


Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *