Suplementação em bloco garante o fornecimento de nutrientes de forma precisa

Compartilhar

Com uma tecnologia desenvolvida pela Minerthal, testada e aprovada por renomadas instituições de pesquisa, a linha Minerblock® tem como proposta auxiliar os pecuaristas a contornar os desafios presentes na rotina diária das fazendas. Problemas como falta de estrutura de cocho, dificuldades de acesso aos locais de fornecimento de suplementos e intempéries de clima podem ser minimizados ao se optar pela suplementação em bloco.

O Minerblock® Cria Proteico traz muitas vantagens ao produtor, como, por exemplo, a baixa frequência de reposição de suplemento, diminuindo os custos com mão de obra; fácil utilização, uma vez que é necessário apenas retirar o produto da caixa e colocá-lo em uma superfície protegida no pasto; e a possibilidade de mudança no local de fornecimento do suplemento, facilitando o manejo.

Outro benefício do produto é que, por conta do seu formato em bloco retangular, as perdas causadas por chuva e vento são reduzidas em comparação com o suplemento em pó convencional. O resultado é um menor desperdício de produto e maior preservação da composição nutricional.

Para a gerente de Marketing da Minerthal, Maria Alice de Azevedo Morgulis, o MinerBlock® é uma opção para quem se preocupa com a saúde do rebanho. “A linha Minerblock® é a suplementação de precisão em blocos, pois fornece os nutrientes limitantes onde existem dificuldades operacionais com a suplementação convencional”, pontua.

Estudos

Um experimento realizado com a linha MinerBlock® comprovou a eficiência da nutrição com bloco, no comparativo com a suplementação em pó, em vacas primíparas nos parâmetros produtivos e reprodutivos.

O estudo integra o trabalho de mestrado da médica-veterinária Bruna Catussi, que foi desenvolvido a partir da parceria entre Minerthal, Universidade de São Paulo (USP) e Fazenda Mater, localizada em Santa Rita do Pardo (MS).

O experimento foi desenvolvido com 417 novilhas da raça Nelore na fase de cria. Os experimentos foram realizados com os animais durante 90 dias antes da data prevista para o parto e até 120 dias após.

Os resultados comprovaram que as matrizes suplementadas com bloco apresentaram escores corporais melhores, tanto no pré quanto pós-parto. As boas condições corporais permitiram que o retorno ao cio fosse mais rápido. Alinhado a esse aspecto, a taxa de prenhez com o uso da suplementação em bloco foi maior do que com animais suplementados de forma convencional, tanto na 1ª e 2ª IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) quanto na taxa de prenhez final.

Ao aliar os resultados de prenhez com o desempenho dos bezerros, ficou comprovado que a suplementação com a linha MinerBlock® não só expandiu a produção de bezerros como aumentou o peso deles, trazendo mais faturamento por matriz exposta à reprodução.

Sobre a linha MinerBlock®

A linha Minerblock® é composta por suplementos em blocos retangulares de 25 kg que se apresentam como uma solução para alguns dos principais problemas do dia a dia das fazendas, como falta de estrutura de cocho, dificuldades de acesso aos locais de fornecimento de suplementos e intempéries de clima, como ventos e chuvas. Fazem parte da linha MinerBlock® cinco produtos com aditivo melhorador de desempenho: MinerBlock® MD (suplemento mineral), MinerBlock® Cria MD (suplemento mineral), MinerBlock® Proteico Águas, MinerBlock®, MinerBlock® Proteico Seca, MinerBlock® Cria Proteico.


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *