Depois de 32 anos, Rio de Janeiro sedia IPVS2022 – International Pig Veterinary Society Congress

Compartilhar

26ª edição do IPVS será realizada de 21 a 24 de junho de 2022 e abordará biosseguridade, produtividade e inovação

O congresso da IPVS – International Pig Veterinary Society, maior evento técnico científico da suinocultura mundial, terá como sede a cidade do Rio de Janeiro (RJ), em 2022, marcando a volta do evento para o Brasil depois de três décadas. A data já foi confirmada e o IPVS2022 será realizado entre os dias 21 e 24 de junho, no RioCentro Convention & Event, e terá como tema as “Novas perspectivas da suinocultura: biosseguridade, produtividade e inovação”.

Presidido pela médica-veterinária e PhD Fernanda Almeida, o Congresso IPVS, cuja data foi prorrogada em dois anos devido à pandemia da Covid-19, será realizado em um momento muito oportuno para a cadeia suinícola mundial, que se fortalece ao redor do mundo tendo como base o compromisso com uma produção sustentável, segurança alimentar e biosseguridade. “A IPVS tem o objetivo de promover a troca de conhecimentos relacionados à saúde e à produção de suínos no mundo, além de possibilitar a formação de profissionais especializados em todos os países produtores dessa proteína animal, sempre visando a cooperação, compartilhamento de descobertas, tecnologias, desafios e conquistas entre os mesmos”, salienta Fernanda.

IPVS2022 atento às demandas globais

Para a edição 2022, a comissão científica vem trabalhando em alguns temas de importância global, como Reprodução e Peste Suína Africana (PSA), que, entre 2018 e 2019, reduziu a população de suínos na China em cerca de um terço. Apenas em 2020 foram registrados no mundo mais de 7.900 surtos de Peste Suína Africana, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OIE). No momento, 24 países sofrem com a PSA. Na Europa, são nove, incluindo Alemanha; na Ásia, são 12 os países afetados, dentre eles China, Índia, as duas Coreias e as Filipinas.

Embora não seja prejudicial à saúde humana, os surtos da doença no mundo causam muitos prejuízos que impactam diretamente no fornecimento de alimento para a população. Além disso, o vírus apresentou, nos últimos meses, mutações em diferentes regiões pelo mundo, impactando o agronegócio de tais países.

Manejo de Reprodução

O Brasil possui um rebanho de aproximadamente 40 milhões de suínos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com um total de matrizes na faixa de 4,8 milhões, além de ser o quarto maior país exportador dessa proteína animal. Para atingir esses números, é preciso destacar os cuidados com a eficiência reprodutiva, um dos fatores principais para o sucesso da atividade. O manejo reprodutivo abrange diversas etapas da produção, como disseminação de genes e produção de leitões viáveis. “Estes e outros tópicos certamente serão alvo de atenção em 2022”, antecipa Fernanda.

IPVS Rio de Janeiro 1988

Em 1988, o 10º Congresso IPVS foi realizado pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro. Na ocasião, foram apresentados 378 artigos científicos em seis sessões paralelas. A abertura, realizada pelo médico-veterinário Luciano Roppa, teve como foco a Produção de Suínos no Brasil, seguida pela apresentação do Dr. Prem Paul, que apresentou uma palestra sobre os avanços da biotecnologia. No programa científico, a importância primordial foi dada à pleuropneumonia, doença de Aujeszky, nutrição e rinite atrófica. No final do Congresso, foram feitas excursões a fazendas industriais de suínos.

A comissão organizadora do IPVS2022, presidida por Fernanda Almeida terá, também, a colaboração de Roberto Guedes, Diretor Científico; Izabel Muniz, Diretora Financeira; Amilton Silva, Diretor Comercial e de Comunicação; Lauren Ventura, Diretora Social; Lia Coswig, Diretora de Biosseguridade; e José Antônio Ribas Junior, Diretor de Relações Institucionais. O Congresso é organizado pela Abraves – Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos, que desde 1983 promove o desenvolvimento técnico-científico e qualitativo da produção de suínos, contribuindo para o aprimoramento dessa atividade que é tão importante para a economia e desenvolvimento agroindustrial do Brasil.

O evento conta ainda com o apoio de empresas de grande expressão no mercado mundial, tais como: Agroceres PIC, BioChek, Biofarma, Boehringer Ingelheim, Ceva, Crystal Springs, Elanco, Farmabase, Hipra, Idexx, Magapor, MicroVet, MSD, Ourofino, Pharmacosmos, Phytobiotics, ThermoFisher, Tonisity, Trouw Nutrition, VetScience e Zoetis.

Demais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.ipvs2022.com ou pelo telefone (31) 3360-3663.

Siga nossas redes sociais para mais informações:

Facebook

Instagram

Linkedin


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *