trilha

Misteriosa trilha achada no fundo do Oceano Atlântico

Compartilhar

‘Alguma coisa a cavou’: A misteriosa trilha achada no fundo do Oceano Atlântico.

Veja também: Ônibus solar que já rodou mais de 100 mil km sem

Um grupo de cientistas que explorava uma cordilheira submersa no meio do Oceano Atlântico se deparou com algo estranho. Os pesquisadores identificaram uma série organizada de buracos perfurados no fundo do mar e, até agora, não têm pistas sobre a origem da trilha.

A descoberta foi feita no sábado (23) por uma equipe da Agência Nacional e Oceânica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês). Os cientistas explicaram que os buracos encontrados nas profundezas se conectam em linhas quase retas, seguindo uma ordem, como se fossem desenhos. No entanto, os especialistas da agência ainda não sabem como esses buracos surgiram.

“Observamos vários desses conjuntos lineares de buracos no sedimento. Esses buracos foram relatados anteriormente na região, mas sua origem permanece um mistério”, afirmou a NOAA.

Embora pareçam quase feitos pelo homem, as pequenas pilhas de sedimentos ao redor dos buracos fazem com que pareçam ter sido escavados por… alguma coisa.

A expedição pelo oceano atingiu profundidades de 2,7 km, enquanto os mergulhadores visitavam o cume de um vulcão submarino ao norte dos Açores, próximo da costa de Portugal. Uma câmera operada remotamente foi usada para registrar com segurança as descobertas.

As imagens mostram que os buracos foram encontrados em uma superfície arenosa plana. As atividades no local fazem parte da expedição Voyage to the Ridge 2022, que está explorando e mapeando as áreas de águas profundas da Zona de Fratura Charlie-Gibbs, da Dorsal Meso-Atlântica e do Planalto dos Açores, que ainda são desconhecidos para os especialistas.

A agência também aponta outras características notáveis da área submersa: “Fontes hidrotermais podem se formar onde o magma fornece calor à medida que sobe para o fundo do mar. Estes respiradouros são conhecidos por sustentar diversas comunidades quimiossintéticas. No entanto, pouco se sabe sobre a vida nesses locais, uma vez que os respiradouros são extintos, ou que vida existe além deles”.

Apesar de muitas novas descobertas, a origem da trilha continua sendo um mistério.

FONTE: UOL. Imagem principal: Divulgação/NOAA.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language. *We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

One thought on “Misteriosa trilha achada no fundo do Oceano Atlântico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: