O que é “chuva” de peixes que acontece nos EUA?

“Chuva” de peixes nos EUA não é bem uma chuva, mas então o que é?

Veja também: Departamento está monitorando sons produzidos por camarões

Fonte: Olhar Digital. Por: Rafael Arbulu, editado por André Lucena. Imagem principal: Depositphotos.

Desde a última semana, uma “chuva” de peixes – anchovas, especificamente – vem causando estranheza nos cidadãos de São Francisco, Califórnia, nos EUA. E quando falamos em “chuva”, nos referimos ao sentido literal: são peixes que estão caindo do céu, uma área que você provavelmente vai reconhecer como “não onde peixes moram”.

Depois de algumas consultas e pesquisas, biólogos da metrópole americana acreditam ter chegado a uma resposta: aparentemente, as anchovas tiveram um surto de reprodução, gerando o que especialistas chamaram de “o segundo maior surto mensal que já vimos”. Sabe quem gostou disso? Os pássaros.


Pássaros litorâneos, como gaivotas e mandriões, comumente caçam suas presas no mar, levando-as à terra firme para comê-las ou oferecê-las a filhotes. Só que, assim como você naquele restaurante que simplesmente tem coisas demais no cardápio, os pássaros não sabem o que fazer com tamanha oferta.

Resultado: eles estão pescando as anchovas, mas largando-as lá de cima em pleno voo. Ou seja: chuva de peixes.

A informação foi confirmada pelo Laboratório de Geoquímica e Ecologia de Peixes e Otólitos, ligado ao Departamento de Biologia de Conservação de Animais, Peixes e Vida Selvagem da Universidade da Califórnia-Davis, que alertou a comunidade sobre o surto de anchovas.

De novo: está chovendo anchovas. A um grau tão intenso que o fórum online Reddit tem uma discussão inteira sobre, se um cidadão sãofranciscano decidir se aventurar na rua, que proteja a cabeça.

Segundo um morador entrevistado pela emissora de televisão local, ele “de repente ouviu um som parecido com ‘swoosh’, seguido do som de algo batendo no chão com força”, enquanto outro quase foi “atingido por um peixe enquanto esperava o ônibus”.

“Da Baía de HalfMoon até Point Reyes, as pessoas me contam que nunca viram tanta isca assim. Eu ouvi histórias na última semana de pessoas que afirmam que a água estava coberta com milhares de pássaros, que estavam apenas sentados com anchovas nas bocas simplesmente porque comeram demais”, disse Larry Collins, presidente da Associação Comunitária de Pesca de São Francisco.

“As temperaturas atuais parecem mais frias que o normal, e isso trouxe bastante comida para animais como anchovas, pássaros que se aventuram no mar e mamíferos marinhos”, disse Adam Ratner, diretor associado da ONG de conservação Marine Mammal Center, em Sausalito, ao jornal regional San Francisco Gate. “Não está claro até quando esse surto de águas frias vai durar, e sabemos que, devido ao aquecimento global, águas mais quentes serão a norma, mas ao menos por enquanto, isso parece estar oferecendo um suporte extra às comunidades pesqueiras, baleias em fase de migração e até leões marinhos”.

Já imaginou uma chuva de peixes no Brasil? Com os animais “pequeninos” que as águas da Amazônia nos dão, temos sorte de não encararmos uma “precipitação de tucunarés”.

Fonte: Olhar Digital. Por: Rafael Arbulu, editado por André Lucena. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!
Sair da versão mobile