Mar necessita da luz solar

Mar necessita da luz solar para se limpar

Compartilhar

A luz solar ajuda a limpar derramamentos de óleo mais do que se pensava anteriormente.

Agron Home

Veja também: FaceBit pode transformar máscara em dispositivo de monitoramento

A luz do sol pode ter ajudado a remover até 17% do óleo que escorreu da superfície do Golfo do México após o derramamento da Deepwater Horizon em 2010. Isso significa que a luz solar desempenha um papel maior na limpeza de tais derramamentos do que se pensava anteriormente, os pesquisadores sugerem 16 de fevereiro em Avanços da ciência.

Quando a luz do sol incide sobre o óleo derramado no mar, pode desencadear uma cadeia de reações químicas, transformando o óleo em novos compostos (SN: 12/06/18). Algumas dessas reações podem aumentar a facilidade com que o óleo se dissolve na água, chamado de fotodissolução. Mas há poucos dados sobre quanto do óleo se torna solúvel em água.

Para avaliar isso, os químicos ambientais Danielle Haas Freeman e Collin Ward, ambos da Woods Hole Oceanographic Institution, em Massachusetts, colocaram amostras do óleo Macondo do vazamento Deepwater Horizon em discos de vidro e os irradiaram com luz usando LEDs que emitem comprimentos de onda encontrados na luz solar. A dupla então analisou quimicamente o óleo irradiado para ver quanto foi transformado em carbono orgânico dissolvido.

Os fatores mais importantes na fotodissolução, descobriram os pesquisadores, foram a espessura da mancha e os comprimentos de onda da luz. Comprimentos de onda mais longos (em direção à extremidade vermelha do espectro) dissolveram menos óleo, possivelmente porque são mais facilmente espalhados pela água, do que comprimentos de onda mais curtos. Quanto tempo o óleo foi exposto à luz não era tão importante.

Embora a equipe não tenha testado especificamente as diferenças sazonais ou de latitude, simulações de computador baseadas nos dados de laboratório sugeriram que esses fatores, bem como a composição química do óleo, também são importantes.

Os pesquisadores estimam que a irradiação ajudou a dissolver de 3 a 17 por cento do óleo de superfície do derramamento da Deepwater Horizon, comparável a processos como evaporação e encalhe nas costas. O impacto que os compostos produzidos pela luz solar podem ter nos ecossistemas marinhos, no entanto, ainda não é conhecido.

Fonte: Science News por www.sciencenews.org. Imagem principal: Depositphotos/Iakov(Iakov Kalinin).

*O artigo foi traduzido com base no conteúdo do Science News por www.sciencenews.org. Se houver algum problema em relação ao conteúdo, direitos autorais, por favor, deixe um relatório abaixo do artigo. Tentaremos processar o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: