Perda do primeiro par de folhas pode reduzir a produtividade da soja?

Perda de folhas novas pode reduzir a produtividade da soja?

Compartilhar

Perda do primeiro par de folhas pode reduzir a produtividade da soja?

Assim como a escolha da cultivar, o posicionamento dela é essencial para a obtenção de boas produtividades da soja. Contudo, além desses fatores, da utilização de sementes de qualidade e do adequado manejo nutricional, é fundamental atentar para o período inicial do desenvolvimento da soja.

Ainda que a soja apresente plasticidade conhecida, a drástica redução do estande de plantas pode resultar em redução significativa da produtividade da cultura, por afetar diretamente um dos componentes de rendimento da soja, o número de plantas por metro quadrado (Zanon et al., 2018). Dentre os principais fatores responsáveis pela redução do estande de plantas de soja podemos destacar as pragas iniciais que acometem a cultura.

As principais pragas iniciais são: lagarta elasmo, coró, piolho de cobra, caramujo, lesmas, grilos, gafanhotos, tamanduá e vaquinha (Embrapa, 2009). Algumas dessas pragas podem ser controladas eficientemente com o tratamento de sementes da soja com inseticidas, contudo, em algumas situações, o controle químico com o emprego de inseticidas via pulverização pode se tornar necessário para evitar maiores perdas produtivas.

Conforme destacado por Zanon et al. (2018), o subperíodo da semeadura a emergência da soja é um momento determinante para definir o potencial produtivo, especialmente se tratando da obtenção de altas produtividades, pois irá determinar o estabelecimento inicial e a distribuição de plantas na lavoura. Com isso em vista, deve-se preconizar o bom manejo e da lavoura nesse período.

Conforme observado por Barbosa et al. (2012), avaliando o impacto de diferentes níveis de injúrias sobre a produtividade de cultivares de soja de hábito de crescimento determinado e indeterminado, estatisticamente, apenas as injurias mais drásticas, como a remoção de dois cotilédones e duas folhas unifolioladas, e o corte da planta abaixo das folhas unifolioladas reduziram a produtividade da soja.

Tabela 1. Produtividade média (±EP) das plantas de soja (corrigida a 13% de umidade) de hábito de crescimento determinado e indeterminado após diferentes intensidades de injúria (Barbosa et al., 2012).

Ainda que estatisticamente os autores não tenham observado diferenças produtivas da soja em função dos níveis mais leves de injuria, os resultados apresentados na tabela 1 demonstram haver redução de produtividade da soja de quase 10% (±401,22 kg) em função da perda de um cotilédone, em comparação a testemunha (sem injurias), destacando assim, a importante contribuição dessa estrutura vegetal para o bom desenvolvimento e produtividade da cultura. Com relação ao habito de crescimento da soja, os autores não observaram diferenças estatísticas de produtividade.

Dessa forma, fica evidente a importância de proporcionar proteção a planta de soja nos estádios iniciais do seu desenvolvimento, visando a manutenção do potencial produtivo da cultura a e redução de possíveis perdas produtivas em função dos danos ocasionados nas estruturas vegetativas.

Referências:

BARBOSA, G. C. et al. IMPACTO DE DIFERENTES NÍVEIS DE INJÚRIAS SOBRE A PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE SOJA DE HÁBITO DE CRESCIMENTO DETERMINADO E INDETERMINADO. VII Jornada Acadêmica da Embrapa Soja, 2012. Disponível em:  <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/67783/1/ID-33358.pdf&gt; acesso em: 23/11/2021.

EMBRAPA. PRAGAS INICIAIS DA SOJA: CONTROLE DEVE COMEÇAR ANTES DA SEMEADURA. Embrapa, Notícias, 2009. Disponível em: < https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/18058569/pragas-iniciais-da-soja-controle-deve-comecar-antes-da-semeadura– >, acesso em: 23/11/2021.

ZANON, A. J. et al. ECOFISIOLOGIA DA SOJA: VISANDO ALTAS PRODUTIVIDADES. Santa Maria, ed. 1, 2018.

Agron Home

Veja também: Dúvidas sobre a ferrugem asiática no Brasil

Fonte: Equipe Mais Soja. Imagem principal: Depositphotos/Fotokostic(Dusan Kostic).


Compartilhar

2 thoughts on “Perda de folhas novas pode reduzir a produtividade da soja?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *