fruta

Veja aqui o que é bacupari e seus benefícios para a saúde

Compartilhar

O bacupari é uma grande esperança nas pesquisas contra o câncer. Esta fruta da região amazônica apresenta um potencial três vezes maior do que o blueberry, fruta americana conhecida por pesquisadores como tendo um alto potencial antioxidante.

Do mato para o laboratório: É esse o caminho para descobrir o poder das frutas nativas. E tem gente com essas preciosidades no quintal de casa.

A fruta possui variadas propriedades terapêuticas tais como anti-inflamatória, cicatrizante, anticancerígena, reconstituinte e tônica.

Pesquisas realizadas pela Unicamp isolaram o 7-Epiclusianona (7EPI); composto retirado das cascas e sementes do fruto, que possuem ação anticancerígena para vários tipos de tumores.

A fruta é também conhecida como bacuri-mirim, bacoparé, bacopari-miúdo, bacuri-miúdo, escropari e limãozinho.

O Bacupari pertence à família das Gutíferas e tem seu nome frequentemente confundido com o de seus parentes bacuri e bacuripari, mesmo em livros especializados. A fruta (Rheedia gardneriana) é um fruto de origem brasileira, encontrado em várias regiões do País, principalmente na região amazônica, e apreciado pelas famílias ribeirinhas. Bacuripari vem do tupi guarani e significa “fruta de cerca”, por causa dos ramos ascendentes que crescem na horizontal quando a planta nasce em áreas abertas ou ainda porque os índios a cultivavam para cercar suas roças.

Confira os benefícios do Bacupari:

Para os Dentes: O Bacupari possui substâncias químicas que combatem os micróbios causadores de cáries. A 7-epiclusianona, encontrada no Bacupari, mostrou-se tão potente quanto a clorexidina, o antibiótico mais forte usado pelos dentistas. A vantagem da 7-epiclusianona sobre a clorexidina é que essa substância só mata as bactérias da boca, não escurece os dentes, não tem cheiro e nem gosto ruim.

Para Câncer: Vários estudos brasileiros já mostraram uma grande eficácia do Bacupari para ajudar no combate de câncer de próstata, câncer de mama, tumores em geral e infecção no trato urinário, entre outros.

Para Pele: As folhas do Bacupari são usadas para tratar doenças na pele, principalmente para tirar manchas.

Para Curar Feridas: O Bacupari é utilizado na medicina popular em forma de chá para alívio de feridas e processos infeciosos e na prevenção de cáries dentárias.

Para Intestino: Estudos anteriores já demonstravam a eficácia do Bacupari em matar bactérias que causam doenças no intestino.

Para Tratar Aftas: Existem várias outras pessoas que bochecham o extrato do Bacupari para tratar a afta.

Para os Rins: Existem também substâncias antibacterianas encontradas na casca do Bacupari. Há relatos de pessoas que usam as folhas da planta para tratar tumores e pedras no rim.

Para o Rosto: O Bacupari funciona como um tônico que ajuda a limpar e a compensar algumas características da pele, como o excesso de oleosidade. Mantém o equilíbrio natural, revigora e recupera a vitalidade da pele.

Para dar Energia: O Bacupari ajuda a dar mais energia ou a vitalidade dos tecidos após um período de fraqueza deixada por algumas doenças.

Para Cicatrizar: Por conter propriedades anti-inflamatórias, o Bacupari ajuda a acelerar o processo de cicatrização de vários tipos de feridas, pois ajuda as células da pele a se recuperarem mais rapidamente.

Agron Home

Veja também: Gasolina sintética promete revolucionar mercado de combustíveis

—SIGA NAS REDES SOCIAIS —

Instagram: https://www.instagram.com/portalagron
Facebook: https://www.facebook.com/PortalAgron
Youtube: https://www.youtube.com/portalagron
Twitter: https://twitter.com/agrotwit
Grupo Telegram Agron pecuária: https://t.me/portalagron_pecuaria
Grupo Telegram Agricultura: https://t.me/portalagron_agricultura
Canal Telegram: https://t.me/portalagron
Site: https://www.agron.com.br
https://linktr.ee/Portalagron

Fonte: Frutas.com.br Imagem principal: Depositphotos.


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *