O que é o La Niña?

O que é o La Niña?

Compartilhar

O que realmente significa o La Niña e como seus reflexos modificam o clima no globo, afetando todo o cinturão agrícola mundial? Esse fenômeno consiste em uma alteração cíclica das temperaturas médias do Oceano Pacífico, principalmente nas águas da porção central e leste, o que pode interferir em certos aspectos, como a distribuição de calor, concentração de chuvas, formação de secas e a pesca.

Desta forma, o La Niña está vinculado ao resfriamento das temperaturas médias oceânicas, ou seja, é o oposto do El Niño, que produz um aquecimento anormal das águas. “Inicialmente, o La Niña faz com que as chuvas atrasem no país por dois motivos: porque as frentes frias avançam pela costa brasileira ao invés de pelo interior e, também, porque a chuva da Amazônia desperta mais tarde. Entretanto, isso não impede que chova forte em algumas áreas, como acontecerá ainda nesta semana em regiões do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso”, afirma Oliveira, da Somar.

Normalmente, o La Niña aumenta a chance de estiagens durante o final da primavera e verão no Sul e também na Argentina. “Por outro lado, o que percebemos em anos de La Niña é que, justamente durante o verão e início de outono, chove de forma mais intensa sobre áreas do Norte, Nordeste e estados como Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, ou seja, a chuva fica mais concentrada na metade norte do Brasil, enquanto a região Sul sofre mais com as estiagens“, explica o meteorologista.

Agron Home

Veja também: Seu cachorro anda estressado? Saiba identificar e tratar

—SIGA NAS REDES SOCIAIS —

Instagram: https://www.instagram.com/portalagron
Facebook: https://www.facebook.com/PortalAgron
Youtube: https://www.youtube.com/portalagron
Twitter: https://twitter.com/agrotwit
Grupo Telegram Agron pecuária: https://t.me/portalagron_pecuaria
Grupo Telegram Agricultura: https://t.me/portalagron_agricultura
Canal Telegram: https://t.me/portalagron
Site: https://www.agron.com.br
https://linktr.ee/Portalagron

Fonte: Canal Rural. Foto principal: Deposit Photos.


Compartilhar

One thought on “O que é o La Niña?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *