confinamento de gado de corte

Como saber se o confinamento de gado de corte é lucrativo?

Compartilhar

Sistema lucrativo

A melhor maneira de saber se o negócio está sendo lucrativo é fazer um planejamento inicial detalhado da produção, fazer uma gestão eficiente e analisar os índices zootécnicos dos animais dentro do sistema. Se os resultados não forem satisfatórios nem estiverem de acordo com as metas estabelecidas, as práticas de manejo (principalmente as estratégias nutricionais) devem ser revistas imediatamente.

Além disso, é preciso efetuar boas negociações nas compras, mas levando em consideração o custo-benefício dos investimentos nos insumos, já que ingredientes de baixa qualidade não trarão a rentabilidade esperada.

O Brasil é um dos principais produtores mundiais de carne bovina, estando presente em mais de 150 países. Isso é fruto de décadas de investimento em tecnologia e práticas de manejo que permitiram o aumento considerável na produtividade e na qualidade dos produtos. O confinamento é uma dessas estratégias, pois possibilita ao pecuarista produzir mais e melhor em uma menor área, independentemente da sazonalidade da produção de pastagens.

Além disso, diante do cenário de crescimento populacional, a demanda por proteína animal deve duplicar, tornando urgente o uso de novos meios de produção. O confinamento de gado é uma prática que reduz o impacto ambiental gerado na fase de terminação em pasto, contribuindo para um sistema mais sustentável na cadeia produtiva de bovinos de corte no Brasil.

Agron Home

Veja também: Quanto custa manter um bovino no confinamento?

Fonte: Fonte: Nutrição Saúde Animal.


Compartilhar

2 thoughts on “Como saber se o confinamento de gado de corte é lucrativo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *