Protegendo parreiral de geada com fogo em tambores e helicóptero

Protegendo parreiral de geada com fogo em tambores e helicóptero

Compartilhar

Vídeo de fogo em tambores para proteger parreiral de geada não é do Rio Grande do Sul e sim da França.

Agron Home

Veja também: A ONU quer restringir a produção de alimentos no mundo?

Vídeo que viralizou nas redes sociais, mostra diversos tambores pegando fogo, alinhados em um parreiral, para protegê-lo de uma suposta geada. A legenda diz que a ação estaria ocorrendo no Rio Grande do Sul.

No entanto, não poderia estar sendo usada neste momento no Rio Grande do Sul porque não temos videiras em brotação, com folhas, que é quando elas precisam ser protegidas das geadas”, explica a pesquisadora Amanda Junges, do Centro de Pesquisa Carlos Gayer, em Veranópolis, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR). Mas o método de combate à geada sendo o fogo e a fumaça que aparece no vídeo pode ser sim utilizado para proteger parreiral.

Segundo a pesquisa, na fase atual da cultura, as videiras precisam de frio. “Agora a planta está em fase de dormência, só com os galhos. O frio é necessário e geadas não causam danos porque não há folhas ainda”, complementa.

A enóloga Véronique Drouhin, da Maison Joseph Drouhin, na clássica região de Puligny-Montrachet, explica que o calor protege os parreirais contra as baixas temperaturas e a geada, fazendo com que o ciclo da uva não retarde e a maturação das uvas ocorra da melhor maneira possível. O detalhe é que cada um desses tambores é acendido, manualmente.

Além do fogo, um helicóptero foi utilizado para mover o ar e impedir que a temperatura atinja o ponto de geada, impedindo a manifestação do fenômeno. Nos últimos dias, ADEGA tem recebido várias imagens dos produtores na Borgonha lutando contra a geada de primavera.

A Europa vive um fenômeno conhecido como “geada de primavera”. O gelo que cai sobre o parreiral queima as videiras e os bagos (caso estes já existam), congela os brotos que estão nascendo e atrasa a maturação da uva.

Protegendo parreiral de geada
Protegendo parreiral de geada

—SIGA NAS REDES SOCIAIS —

Instagram: https://www.instagram.com/portalagron
Facebook: https://www.facebook.com/PortalAgron
Youtube: https://www.youtube.com/portalagron
Twitter: https://twitter.com/agrotwit
Grupo Telegram Agron pecuária: https://t.me/portalagron_pecuaria
Grupo Telegram Agricultura: https://t.me/portalagron_agricultura
Canal Telegram: https://t.me/portalagron
Site: https://www.agron.com.br
https://linktr.ee/Portalagron

Fonte: Adaptado por Equipe Agron.


Compartilhar

2 thoughts on “Protegendo parreiral de geada com fogo em tambores e helicóptero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *